Educação
Publicado às 14h47 — 29 de junho de 2016
Museu Ferroviário recebe alunos da rede municipal

Contação de história, fotos, acesso ao acervo diverso e a maquete do local foram algumas das atividades exploradas no passeio

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região

Museu Ferroviário

Na última terça feira (28), o Museu Ferroviário de Ribeirão Pires recebeu a visita de cerca de 50 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm. Foi a primeira vez que o Museu, inaugurado em 30 de abril, recebeu crianças de escolas do município.

Os alunos ouviram a história ferroviária da região contada pelo Diretor do Museu, Adilson Alcântara, além de terem acesso ao amplo acervo de peças do local, com fotos, adereços, acessórios, objetos de trabalho e muitos outros itens cedidos por ferroviários de toda a região do ABC. Uma das novidades do Museu Ferroviário estava disponível para o encantamento das crianças, a maquete que reproduz a estrada de ferro da região já está quase toda montada e pode ser vista com seus trenzinhos funcionando.

Segundo Adilson, ele visa receber ainda muitas turmas escolares com o intuito de apresentar essa história para as crianças do município. “Nós, ferroviários, sentimos falta de passar adiante nosso conhecimento e a história do nosso trabalho. Essa é uma grande oportunidade de mostrar, não só para as crianças, mas para todos os moradores de Ribeirão Pires que a ferrovia definiu, por exemplo, onde seria o centro da nossa cidade”, concluiu.

A direção do Museu Ferroviário pretende realizar contato com as escolas convidando-as a participar da visitação, mas para aquelas que já possuem interesse, deve-se entrar em contato com a Assistente Social do Museu, Tânia Regina, pelo telefone: 4824-1412.

Outros Destaques

Colunistas

Literatura, memória nacional e ensino de língua portuguesa

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Siga-nos
Destaques
Paço de Ribeirão é alvo de assalto a caixa eletrônico
Novembro Azul é capa da Revista Mauá e Região
Porcelana Schmidt abre nova loja em Mauá
Revista
Jornal