Educação
Publicado às 11h17 — 17 de setembro de 2015
Município inicia Projeto Horta nas escolas

Oito escolas municipais de ensino fundamental participam da ação educativa, incentivando o cultivo de hortaliças

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: SEIT / PMETRP

Foto: SEIT / PMETRP

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires através da Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia está implantando nas escolas municipais o projeto “Horta nas Escolas”, que desenvolverá com alunos do Ensino Fundamental I o cultivo de hortaliças, ação que foi integrada ao cronograma escolar.

O programa pedagógico utiliza a horta como recurso para ensino de diferentes conteúdos dos componentes curriculares como uso do solo, fotossíntese, alimentos orgânicos e não orgânicos alimentação saudável, conhecimento e reconhecimento de hortaliças e tubérculos.

Também é trabalhado o desenvolvimento de habilidades como preparar canteiros, plantio, colheita, preparação dos alimentos, que ainda poderão ser executadas em suas residências quando se tratar de alunos do fundamental preparando sua horta domiciliar. O projeto será implantado em todas as escolas municipais. As escolas que não tiverem espaço para canteiros no solo, será realizada a horta vertical utilizando embalagens plásticas.

O projeto já está em andamento e implantado nas escolas Angelina Denadai, Amauri do Nascimento, Herbert José de Souza, Sebastião Vayego de Carvalho, Silvio Roberto Grecco, Tia Mariinha, Olivia Marques Petrilli e Francisca Ferreira Santiago e em implantação nas restantes.

A secretaria de educação, Leonice Moura, contou como foi o desenvolvimento desse projeto nas escolas municipais. “Estamos implantando na Rede Municipal o Projeto Horta nas Escolas como apoio pedagógico nas disciplinas trabalhadas em sala de aula como fotossíntese, alimentos orgânicos e não orgânicos, alimentação saudável, além de ensinar como reconhecer algumas das hortaliças”, contou.

Outros Destaques

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Colunistas

Curso: O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na prática

Siga-nos
Destaques
Início às obras do Centro de Iniciação ao Esporte
Mauá vacina 90 mil contra a gripe
Mauá recebe inscrições para cursos de qualificação
Revista
Jornal