Educação
Publicado às 11h50 — 22 de fevereiro de 2016
Cadastramento do Passe Escolar segue

Loja do SIM atende 400 estudantes por dia, e agora funciona em horário estendido, de segunda a sábado

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: Evandro Oliveira

Foto: Evandro Oliveira

Instituída pela Prefeitura de Mauá no início de 2015, a gratuidade no Passe Escolar beneficiou no ano passado mais de 23 mil estudantes da cidade. Até momento, já são 26 mil cadastrados. Antes do início do período escolar de 2016, a Secretaria de Mobilidade Urbana tomou várias providências para garantir maior conforto no cadastramento, obrigatório para os estudantes continuarem a receber o benefício.

Entre as novidades implantadas neste ano, o formulário passou a ser feito on line, evitando falhas no preenchimento. Além disso, os procedimentos de checagem das informações foram aprimorados pela Bus Fácil, empresa do grupo Suzantur que administra a concessão do Cartão SIM Escolar.

O formulário on line foi disponibilizado no site da Prefeitura logo no início do ano, como mostra a matéria publicada em 7 de janeiro (Veja aqui: http://bit.ly/1SdUMNT ), também amplamente divulgada nas redes sociais e na imprensa local. Todas essas medidas foram tomadas para que os estudantes pudessem contar com o Passe Escolar desde o início das aulas.

Ao receber os documentos para a concessão do Cartão SIM Escolar, a Bus Fácil precisa checar a autenticidade das informações prestadas para evitar fraudes. Por conta disso, quem dá entrada no processo do Passe Escolar recebe uma senha para atendimento, voltando posteriormente para retirar seu cartão.

Apesar dos cuidados e da divulgação maciça, foram poucos os estudantes que realizaram o processo nas primeiras semanas do ano. Até o dia 12 de fevereiro, foram 4.144 os cartões emitidos. Vale ressaltar que todos esses cartões já receberam a primeira cota de passagens gratuitas, e seus proprietários usufruem do benefício normalmente.

Nos últimos dias, o número de solicitações do Passe Escolar aumentou substancialmente. A Loja do SIM está funcionando com sua capacidade máxima de atendentes, no horário das 8h às 20h de segunda a sexta-feira. A partir desta semana, a loja também abrirá aos sábados, entre 8h e 12h, apenas para atendimentos pré-agendados. Ainda assim, há um limite diário para emitir cartões: atualmente são atendidos 400 estudantes por dia, além dos usuários das outras modalidades de cartões (idosos, deficientes, etc.). A senha de atendimento, que no início do ano estava disponível para uma semana após a entrega dos documentos, está marcando o retorno para um prazo de três a quatro semanas depois. Por conta disso, os agendamentos de agora só serão atendidos em março. Essa situação também está atingindo outras cidades da região, como Santo André e São Paulo, provocando atrasos na concessão do Passe Escolar.

A Prefeitura de Mauá lamenta pelos transtornos, e trabalha incessantemente ao lado da Bus Fácil e da Suzantur para aprimorar o sistema. Estão sendo estudadas medidas para o processo ficar mais ágil já a partir de agosto, mas a colaboração e compreensão dos estudantes sempre será necessária.

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