Mauá
Publicado às 14h44 — 22 de abril de 2016
Alunos participam de plantio de horta orgânica em creche

Projeto vai aproximar as crianças do meio ambiente e promover educação nutricional

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: Gil Sobrinho

Foto: Gil Sobrinho

A Creche Auta de Souza, conveniada à Prefeitura de Mauá, agora tem horta orgânica. O espaço localizado na Vila Vitória tem como missão estimular o contato das crianças com a natureza e ajudá-las a criar hábitos alimentares mais saudáveis. E o trabalho para isso já começou. Vários alunos de três anos ajudaram a plantar as mudas e, no dia a dia, todos vão ajudar a fazer os cuidados diários, como rega e adubação.

“Gostei de plantar as mudinhas de alface e de mexer na terra. Também vou jogar água nas plantinhas para elas beberem água e poderem crescer. Depois vou comer na salada com arroz, carninha, tomate e peixe”, contou, empolgada, a pequena Sofie Marques Almeida, de três anos.

Para a professora coordenadora pedagógica da instituição, Tatiana Moura, a horta orgânica vai dar grande apoio ao eixo natureza e sociedade, um dos norteadores do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. “Se o contato com frutas, verduras e legumes em sala de aula já estimula o consumo desses alimentos, imagine agora? Será uma ferramenta e tanto para incentivá-las a comer melhor”, explica.

Além do aspecto nutricional, o projeto vai aproximar as crianças do meio ambiente, pois oferece a oportunidade para que interajam e aprendam em contato com a terra, com a água, com os seres vivos, com o vento, com a luz solar e até com o olhar para o céu.

“Vamos fazer contação de histórias com menção a elementos da natureza, das quais até os bebês vão participar mesmo nos carrinhos. O espaço será usado, ainda, para ensinar as crianças a prevenir focos do mosquito Aedes Aegypti”, ressaltou a coordenadora pedagógica da instituição.

A criação das hortas orgânicas é iniciativa de três secretarias municipais – Educação, Meio Ambiente e Segurança Alimentar – com apoio da Odebrecht Ambiental, Saneamento Básico do Município de Mauá (Sama) e Espaço Social Cidadão e Cidadania (Escec), uma organização não governamental da Chácara São Braz.

Outros Destaques

Colunistas

Literatura, memória nacional e ensino de língua portuguesa

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Siga-nos
Destaques
Paço de Ribeirão é alvo de assalto a caixa eletrônico
Novembro Azul: Mês marca campanha mundial de conscientização
Porcelana Schmidt abre nova loja em Mauá
Revista
Jornal