Mauá
Publicado às 14h16 — 30 de maio de 2016
Cidade organiza programação do Dia Mundial Sem Tabaco

Atividades são dirigidas para todas as idades para informar sobre os riscos do tabagismo

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região

Mauá Organiza

A Secretaria de Saúde de Mauá prepara uma programação diversificada no Dia Mundial Sem Tabaco, em 31 de maio, com o objetivo de informar sobre os riscos deste tipo de vício, em várias unidades básicas de saúde (UBS). A atividade é direcionada para crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas. Serão feitas considerações gerais sobre os aspectos da biologia humana relacionada à doença do Tabagismo.

“Além de aumentar o conhecimento da população sobre os malefícios do tabaco, a Secretaria de Saúde convida as pessoas a participarem do movimento em prol da saúde”, considera a médica pneumologista, que é gestora de Linhas de Cuidado e coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo de Mauá, Samira Haddad. A pneumologista explica que a ação busca incentivar fumantes a abandonarem o vício por meio de depoimentos de pessoas que pararam de fumar e da participação em eventos com as equipes de saúde, familiares e amigos.

A princípio, seis das 23 Unidades Básicas de Saúde de Mauá já divulgaram a programação para o dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco.

Na UBS Jardim Mauá, localizada na rua Joaquim Chavasco, 71, os funcionários e voluntários farão cartazes para afixar em vários locais da comunidade e Unidade. Também será feita uma caminhada no entorno da Unidade com participação de funcionários e usuários, a partir das 10h. Serão feitas plaquinhas com dizeres alusivos ao combate ao tabaco para que funcionários e usuários, espontaneamente, tirem fotos e postem nas redes sociais.

No Jardim Guapituba, localizada à rua Rosa Bonini Mariani, 204, os funcionários da UBS farão palestras na sala de espera para os usuários.  Também será exibido o vídeo ‘Saúde em primeiro lugar- tabagismo’, seguido de debate. A UBS Santista, à rua Januário Boccia, s/nº, terá uma atividade mais agitada, com uma aula de Zumba, às 10h, para usuários e demais interessados.

O Lar do Menor, situado à rua Cesário Parmigiani, nº 100, será o cenário da ação informativa realizada pelos trabalhadores da UBS Santa Lídia para evitar o uso do tabaco por crianças e adolescentes. A atividade será realizada às 10h30 e às 14h30.

Na UBS do Jardim Primavera, na rua das Azaléias, nº 24, durante todo o dia, será exibido um vídeo na sala de espera sobre os malefícios do tabaco. A equipe também irá conversar com usuários para realizar orientações sobre dependência química e os riscos do tabagismo.

Na Unidade Básica de Saúde do Jardim Zaíra I, localizada na avenida Luiz Gonzaga do Amaral, nº 82, a atividade começa às 9h30, enfocando a prevenção ao câncer de boca e esclarecendo sobre os riscos relacionados ao tabagismo. Participarão enfermeira, dentista, farmacêutico e agentes comunitários de saúde.  Na avenida Castelo Branco, 1975, a UBS do Jardim Zaíra 2, fará a exibição do filme “Dois Pesos e Duas Medidas” para os usuários do serviço. Será feito o relato de pacientes que participaram do Grupo Antitabaco, para dividir a experiência quanto a importância do tratamento.

Outros Destaques

Colunistas

AVC em crianças

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Siga-nos
Destaques
Início às obras do Centro de Iniciação ao Esporte
Mauá registra queda na criminalidade em maio
Sai a lista das atrações do Festival do Chocolate
Revista
Jornal