Mauá
Publicado às 9h16 — 6 de junho de 2016
Comunidade recebe UBS do Jardim Mauá reformada

Prefeitura investiu R$ 377 mil nas obras da oitava unidade reformada da cidade desde 2013

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: Fabiana Pontes

Foto: Fabiana Pontes

“Os consultórios públicos têm que ter a mesma qualidade das clínicas privadas. E quando a gente recupera uma unidade de saúde com este padrão de qualidade, estamos preocupados em fazer o melhor uso do dinheiro público”, afirmou o prefeito Donisete Braga durante a entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde do Jardim Mauá, na manhã do último sábado (04).

Assim, a comunidade dos Jardins Mauá e Miranda D’Aviz passam a contar na UBS de 542m² de um espaço com melhor distribuição dos serviços. Inaugurada em 17 de janeiro de 1984, é a primeira grande reforma recebida pela unidade. O serviço faz a cobertura de 5.901 famílias, o que significa 17.900 pessoas.

Para a secretária de Saúde, Sheila Serpa, “esta unidade está irreconhecível, e é uma satisfação entregar este equipamento tão importante para esta região.”

Agora, a UBS do Jardim Mauá tem acessibilidade do balcão da farmácia, recepção e sanitários, adaptação das salas de procedimento, espaço para brinquedoteca e fraldário, sala de acolhimento, além da pintura geral interna e externa, adaptação de sala da comunidade e ampliação da sala de odontologia. A Prefeitura investiu R$ 377 mil nestas obras.

A gerente da Unidade, Maria Dulce Barreto da Silva, agradeceu o empenho dos 49 profissionais ao manterem o trabalho mesmo durante as obras. “Daria um livro o trabalho realizado aqui e a comunidade colaborou muito.” Dulce homenageou a funcionária mais antiga do serviço, Lúcia Eliane, que está no serviço desde sua inauguração.

Durante a cerimônia, o prefeito homenageou a família do bebê de oito meses Gabriel Soares Almeida, cuja foto faz parte da decoração utilizada na recepção da unidade, ao lado da mãe, Regiane, que estava no evento ao lado do pai Thiago da Silva Almeida.

A unidade tem três médicos generalistas, dois pediatras e dois clínicos, dois dentistas, quatro enfermeiras, 17 agentes comunitários de saúde, entre outros, além de ser campo de estudos de médicos residentes em Pediatria. Conta com equipe do Núcleo da Estratégia de Saúde da Família (Nasf), integrada por psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta, educador físico e nutricionista.

A média de atendimentos mensais é de 1.800 consultas médicas, 280 de odontologia e 800 procedimentos em geral.

Com mais esta entrega, a cidade soma oito unidades reformadas, sendo: UBSs Jardim Kennedy, Capuava, Guapituba, Santa Lídia, Flórida, Zaíra I e Parque das Américas. No próximo sábado (11), será entregue o novo prédio da UBS do Jardim Oratório. No dia 21/5 a Prefeitura entregou a reforma da Unidade de Pronto Atendimento da Vila Magini. Este equipamento teve reestruturação em virtude do aumento de 300 para 500 usuários atendidos diariamente, passando a ter, inclusive, farmácia 24h.

Outros Destaques

Colunistas

Literatura, memória nacional e ensino de língua portuguesa

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Siga-nos
Destaques
Paço de Ribeirão é alvo de assalto a caixa eletrônico
Estamos em Manutenção Programada. Retornamos em 2018
Porcelana Schmidt abre nova loja em Mauá
Revista
Jornal