Mauá
Publicado às 9h23 — 13 de junho de 2016
Prefeitura entrega novo prédio da UBS do Jardim Oratório

Durante 18 anos funcionou em salas emprestadas de escola; serviço atende 25 mil pessoas e tem 77 funcionários

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Crédito das fotos: Rodrigo Zerneri

Crédito das fotos: Rodrigo Zerneri

A Prefeitura atendeu a reivindicação de 18 anos dos 25 mil moradores do Jardim Oratório que clamavam por novas instalações para a Unidade Básica de Saúde. No último sábado (11), o prefeito Donisete Braga inaugurou o prédio de 1.400 m², distribuídos em dois pavimentos, em uma cerimônia que reuniu autoridades, trabalhadores e centenas de moradores.

“Neste momento complexo da política e da economia brasileira, conseguimos atender a essa antiga demanda levada pela comunidade nas plenárias do Orçamento Participativo e dos debates do Plano plurianual. Conheci o Jardim Oratório em 1988, e sei das necessidades.  Por isso essa entrega é tão importante”, comentou o prefeito. O serviço já inicia a nova rotina a partir da segunda-feira (13), deixando de vez as antigas instalações que eram cedidas de uma parte da Escola Municipal Carolina Moreira.

Segundo a secretária de Saúde Sheila Serpa, o novo espaço, mais amplo e melhor distribuído, fará a diferença na vida de trabalhadores e usuários. “Só quem trabalhou e frequentou a outra unidade sabe a importância de receber um equipamento desta qualidade”, disse a gestora. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Viana, concordou, “a população está ganhando um equipamento de qualidade mesmo diante da crise que o país inteiro enfrenta.”

Desde junho de 1998, a unidade ocupava 378 m², passando a ter 1.400 m² que abrigam farmácia, recepção, rampa e banheiros com acessibilidade, salas de procedimento, espaço para brinquedoteca e fraldário, sala de acolhimento, consultórios médicos, de enfermagem e de saúde mental, sala da comunidade e sala de odontologia.

Durante o evento, o prefeito homenageou o falecido líder comunitário Benedito Ferreira, que também foi vereador, presidente da Associação de Amigos de Bairro, e lutou pela construção. Hamilton Rocha Silva, morador e líder comunitário, fez questão de estar na inauguração com a família. “Está excelente, a gente tem lutado pedindo um espaço por mais de 15 anos. A comunidade merece e precisa conservar”, considerou Silva.

A comerciante e moradora há 28 anos no bairro, Marli Estevão da Silva, também levou a família ao evento. Antes, levava os filhos, hoje são os netos que são atendidos na UBS. “Gostei porque realmente isto aqui parece um posto de saúde. Dá outra vida, outro astral”, comemorou. Para Jaqueline da Silva Lima, “antes era um pedaço da escola, hoje está amplo, bonito, organizado e tudo de bom. Os médicos já são bons, o que a gente não tinha era estrutura. “

Estrutura – A equipe de 77 profissionais é formada por: gerente, sete médicos generalistas, inclusive integrantes do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, um ginecologista, sete enfermeiros, 13 auxiliares de enfermagem, três dentistas, três auxiliares de saúde bucal, um farmacêutico, dois auxiliares de farmácia, cinco recepcionistas, dois auxiliares administrativos, 30 agentes comunitários de saúde e dois auxiliares operacionais.

A unidade tem ainda sete equipes da Estratégia Saúde da Família e uma Equipe do Núcleo de Apoio à Estratégia Saúde da Família (Nasf), que tem dois psicólogos, um educador físico, um psiquiatra, um nutricionista, uma fonoaudióloga, uma assistente social e um fisioterapeuta. A unidade recebe também médicos residentes de Psiquiatria e tem uma Academia ao Ar Livre.

São realizadas mensalmente:

  •    2.100 consultas de clínica médica
  •    800 demandas espontâneas
  •    1.843 consultas de enfermagem
  •    4.598 procedimentos de enfermagem
  •    210 visitas domiciliares
  •    110 aplicações de vacinas
  •    3.100 medicamentos distribuídos
  •    1.937 atendimentos odontológicos

A gerente da UBS, Sandra Maeda, agradeceu o empenho das equipes da Prefeitura para a construção.  “A equipe é fantástica, com esse novo ambiente vamos fazer um trabalho maior ainda, já que o amor por esta comunidade já é imenso”, comemorou.

Outros Destaques

Colunistas

Literatura, memória nacional e ensino de língua portuguesa

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Siga-nos
Destaques
Paço de Ribeirão é alvo de assalto a caixa eletrônico
Novembro Azul: Mês marca campanha mundial de conscientização
Porcelana Schmidt abre nova loja em Mauá
Revista
Jornal