Esportes
Publicado às 13h43 — 25 de agosto de 2016
Esporte clube Juventus forma atletas e cidadãos

Clubede Mauá trabalha fundamentos básicos de futebol e cidadania com os jovens da cidade

Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região

juventus mauá

A história do Esporte Clube Juventus de Mauá começou há 15 anos com o ex-jogador e atual treinador do time José Manoel Da Silva, de 42 anos. José nasceu em Quipapá, cidade de Pernambuco com pouco mais de 25 mil habitantes. Com passagens por Sete De Setembro De Garanhuns, Central de Caruaru e Atlético Cajazeirense da Paraíba, José era lateral-direito, e veio para Mauá como turista a convite de um amigo, e acabou ficando.

Morador do Bairro Jardim Itapeva desde que chegou ao Município, José conversou com Tigrão, dono do Esporte Clube Juventus de Mauá sobre a criação de uma equipe de base, com crianças e adolescentes, mas que trabalhasse não apenas os fundamentos futebolísticos, mas também as premissas para ser um bom cidadão. Tigrão concordou em ceder o espaço e assim surgia o trabalho social Esporte Clube Juventus em Mauá

O projeto localizado na Rua Salvador Rica, Nº 11, no Bairro Jardim Adelina, conta atualmente com cerca de 100 crianças e adolescentes que vão dos sete aos 20 anos. Voltado para jovens carentes do municípios, qualquer um que esteja interessado por participar. É cobrada uma mensalidade simbólica de R$ 20,00 para ajudar na manutenção do local e na compra de equipamentos como bolas e coletes.

Os treinos acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, no período da manhã das 09h às 11h, e no período da tarde das 14h às 16h, sempre no contraturno escolar dos jovens. José Manoel conta que os pais dos atletas apoiam bastante, tanto o projeto como seus filhos. Além de afastar a garotada das drogas e do álcool, a disciplina aprendida nos treinos contribui para a formação acadêmica e profissional de cada aluno. “O projeto já tem 15 anos, então vi muitos jovens crescerem, e que apesar de não terem se tornado jogadores profissionais, se tornaram bem sucedidos em suas vidas profissionais e chefes de família. Sempre encontro alguém que passou pelo time há anos, e hoje agradece pelo trabalho realizado no passado” conta o treinador.

Entre os destaques que passaram pelo time estão os jovens Derik e Douglas, de 17 e 20 anos respectivamente. Ambos estão em período de testes no Ceilândia Esporte Clube de Brasília. Outro nome que merece destaque é o de Joãozinho, que também passa por um período de testes no São Paulo Futebol Clube.

O time está disputando o campeonato municipal em três categorias: sub-11, sub-13 e sub-15. José conta que o trabalho realizado em campo é amplo. “Passo para eles tudo que sei de técnica e tática. Trabalhamos fundamentos básicos como passe, chute, cabeceio, e também a parte física” explica o treinador.

José Manoel conta que não recebe quase nenhuma ajuda, tanto pública como provada, e que o trabalho de longa data requer muita disposição, persistência e paixão pelo que faz. O treinador faz questão de ressaltar a importância de Bodinho Garcia para o time, e toda ajuda prestada por meio da doação de materiais esportivos e lanches para os atletas.

Outros Destaques

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Siga-nos
Destaques
República Terapêutica infanto-juvenil faz mais um ano
Mauá terá clube de leitura Leia Mulheres em Outubro
Atila repassa recursos à APASMA
Revista
Jornal