Mauá
Publicado às 9h35 — 18 de abril de 2017
Os 100 dias de governo do Prefeito Atila

Primeiro filho de Mauá a comandar o Paço imprime suas marcas rumo aos primeiros 100 dias de gestão

Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região
Foto: Roberto Mourao

Foto: Roberto Mourao

A população de Mauá historicamente sobrevive com muito pouco proveniente do poder público. Com algumas exceções na região central, os governos que passaram quase nada fizeram pela maioria. Comunidades inteiras estavam abandonadas. Sem saneamento, sem energia elétrica, sem transporte público, sem saúde e sem educação de qualidade.

Faltava um líder dinâmico, com forte identificação com a cidade, que fizesse a política do olho no olho, para resgatar a autoestima dos mauaenses. E, em 2016, o eleitorado enxergou em Atila Jacomussi (PSB) a possibilidade de transformação de Mauá.

Após os primeiros 100 dias de governo, Atila tem correspondido a esta nova esperança. É, de fato, um prefeito do povo. Por isso, está sempre nas ruas, apontando os problemas e apresentando soluções à sua equipe técnica, ou em seu gabinete de portas abertas, recebendo a população e representantes da sociedade para debater o desenvolvimento social e econômico do município, um dos mais carentes do Grande ABC.

“Tenho a responsabilidade e o compromisso de devolver o orgulho e a dignidade ao povo de Mauá. Todas as ações são visando a melhora da qualidade de vida dos moradores da nossa querida cidade. É isso o que me move”, ressalta Atila.

O resultado desta linha de trabalho já aparece na cidade. Confira algumas das principais ações executadas até aqui:

Saúde
Em curtíssimo prazo, Atila já concretizou três ações macro na Saúde, iniciando uma nova Era no setor. A principal delas, a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas do Jardim Zaíra, que conta com o primeiro PAI (Pronto Atendimento Infantil) de Mauá, além da farmácia 24h.

Graças à articulação do prefeito com o governo do Estado, Mauá recebeu pela primeira vez a Carreta Mulheres de Peito, que realizou milhares de exames de mamografia gratuitos na Praça 22 de Novembro, praticamente zerando a fila. A ação integra a política de prevenção e combate ao câncer de mama e de colo de útero inserida no Programa Mauá Mulher.

Atila também normalizou o abastecimento de remédios nas UPAs, UBSs e no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.

Transporte
Já estão em circulação três linhas do Expresso Mauá – serão dez até o fim do governo. São a Zaíra-Centro (080), que sai do terminal Zaíra e só para no Terminal Central; Vila Assis, Sertãozinho e Vila Carlina (021); Guapituba-Vila Mercedes (040). Os coletivos são equipados com Wi-fi grátis. Mais modernidade, conforto e velocidade na locomoção dos trabalhadores da cidade, que ganham até 30 minutos a mais por dia para ficar com suas famílias.

Atila também mostrou coragem ao revogar o aumento da tarifa dos ônibus municipais, que seria de R$ 5 pelo aumento decretado pelo antecessor, Donisete Braga (PT). Após estudos, e preservando o poder de compra do trabalhador, o prefeito baixou o valor para R$ 4, o menor reajuste entre as cidades do Grande ABC. Algo inédito em Mauá. E iniciou a reforma do Terminal Central, que contará com fraldário, sala digital, enfermaria e a reativação do Café Comunitário do Trabalhador.

Mais professores
Ainda em janeiro, Atila prorrogou concurso público que garantiu a contratação imediata de 58 profissionais da Educação. São mais 36 professores, 12 ADIs (auxiliares de desenvolvimento infantil) e 10 merendeiras ensinando e cuidando das nossas crianças.

E a Educação em Mauá também dá atenção especial àqueles que não tiveram a oportunidade de estudar na idade escolar correta por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O programa atende 60 pessoas, que têm a chance de iniciar e concluir o Ensino Fundamental em até 18 meses.

Fim dos pancadões na Portugal
O que parecia impossível aconteceu. O fim dos pancadões na Avenida Portugal já é uma realidade desde o primeiro domingo do governo Atila Jacomussi. Os moradores da região tiveram o sossego e a tranquilidade de volta. Este é um dos destaques da Operação Bairro Seguro, que visa a proteção da população de forma integral. Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e agentes de trânsito se unem em ações periódicas para evitar o fluxo no local.

Paralelamente, a Prefeitura estreitou o relacionamento com a PM e a Polícia Civil, o que tem garantido a Operação Força Total Metropolitana na cidade. Junto à GCM, as forças estaduais colocam grande efetivo de elite em Mauá para combater a criminalidade e proteger a população.

Desenvolvimento Social
Atila lançou o Programa Moradia Legal, pela regularização fundiária de Mauá, devolvendo a dignidade a centenas de famílias. E as primeiras 114, do Jardim Oratório, receberam os títulos de posse em março, em uma cerimônia de muita emoção. O Programa dá o direito dos moradores de chamar a casa onde moram de “minha casa”, sem inseguranças jurídicas.

Em outra grande ação de desenvolvimento social, Atila assinou Termo de Cooperação com a Seja Digital, criada pela Anatel, para a distribuição gratuita de kits e conversores de TV digital a 22 mil famílias de baixa renda.

Infraestrutura
A Operação Pintou Limpeza jé é um sucesso em Mauá. Implantado por Atila, o programa faz a manutenção bairro a bairro, periodicamente. Tapa-buraco, limpeza, sinalização de trânsito, bota-fora, capinação e outros serviços integram a ação. Outro destaque é a Operação Guarda Chuva, inclusive com a limpeza dos piscinões, o que fez a cidade atravessar o verão sem enchentes.

A Prefeitura também abriu o acesso do Rodoanel à região da Acibam, está finalizando a construção de nova alça viária no Parque São Vicente, implantou o projeto Centro Luz, substituindo as lâmpadas da região central por LEDs, mais potentes e 70% mais econômicas, e inaugurou a ciclovia do Parque São Vicente.

Cultura de Portas Abertas
A Cultura de Mauá voltou a ganhar destaque no governo Atila. São dezenas de ações que visam, além de atrair o público, valorizar o artista da cidade. Inauguração da Fábrica de Artes, na Vila Mercedes, início da reforma do Teatro Municipal, que está há quase três anos fechado, oficinas, Quartas Culturais e muitos outros dão o tom de revolução cultural que o município começa a respirar.

Causa Animal
Atila assinou a retomada do convênio com clínica veterinária do Parque São Vicente para a castração animal. São atendidos 150 cães e 100 gatos por mês. E criou a Feira de Adoção Animal, que em sua primeira edição, no fim de março, resultou em novos lares para 17 pets.

Outros Destaques

Colunistas

AVC em crianças

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Siga-nos
Destaques
Início às obras do Centro de Iniciação ao Esporte
Mauá registra queda na criminalidade em maio
Sai a lista das atrações do Festival do Chocolate
Revista
Jornal