Ribeirão Pires
Publicado às 15h23 — 27 de abril de 2017
Festa do Pilar começa esse fim de semana em Ribeirão
Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região

Igreja do Pilar - Foto Gabriel Mazzo

Entre os dias 29 de abril e 1º de maio será realizada 81ª Festa de Nossa Senhora do Pilar, a realizar-se na Av Santa Clara s/nº – Santa Clara. Tradicional na Estância, o evento reúne comidas típicas, músicas de raiz, missas e atividades para toda a família.

Este ano, a abertura das festividades ficará por conta da Romaria Diocesana, ato religioso realizado pela primeira vez na cidade, em parceria com a Diocese de Santo André, com a presença do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, a partir das 8 horas, do próximo sábado (29). A cantora católica, Adriana Arydes, encerra a programação do dia, a partir das 20 horas.

No domingo (30), a programação tem início com missa na Capela, a partir das 10 horas. Às 15 horas, será realizada uma palestra sobre a história da Capela do Pilar, direcionada a pesquisadores no campo da História e Teologia, universitários, docentes e interessados em geral. Ministrada por Marcílio Duarte e Fernando Ripoli, pesquisadores do CATP – Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio, a palestra contará a história dos mais de 300 anos do templo e a origem da devoção a Maria, à margem do Rio Ebro, na Espanha, e sua importância no campo da Teologia. O enfoque histórico abordará aspectos arquitetônicos, políticos e culturais que cercam a edificação do templo no século XVIII. Encerrando a programação de domingo, sobe ao palco o cantor sertanejo Renato Viana, a partir das 21 horas.

No dia 01 de maio (segunda), a partir das 9 horas, acontecerá o Cortejo de Nossa Senhora do Pilar com Cavalgada. A concentração será no Complexo Ayrton Senna (Av. Prefeito Valdírio Prisco nº193 – Jd Itacolomy). O último show fica por conta do cantor Tony Allyson, artista amplamente consagrado no mercado católico, a partir das 20 horas. A entrada para o evento é gratuita.

A Capela, que é patrimônio histórico e cultural da cidade tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, completou 300 anos em 2014.

Confira abaixo a programação completa da 81ª Festa de Nossa Senhora do Pilar:

Dia 29 de abril (sábado)
8h – Romaria Diocesana

14h – Fanfarra da E.M Engº. Carlos Rohm

14h30 – Peça Teatral dos professores da E.M Angelina Denadai Bertoldo

16h – banda Ministério da Luz

18h – banda Luz do Mundo

20h – Adriana Arydes

Dia 30 de abril (domingo)
10h – Missa na Capela do Pilar

15h – Palestra sobre a História da Capela – CATP – Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio

17h – banda Explosão

19h – Eric Russi

21h – Renato Viana

Dia 1º de maio (segunda-feira)
9h – Cortejo de Nossa Senhora do Pilar com Cavalgada – saída do Complexo Ayrton Senna – Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jd Itacolomy

10h – Missa na Capela do Pilar

14h – Procissão – saída do Complexo Ayrton Senna – Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jd Itacolomy

16h – Missa Campal

18h – Gil Monteiro

20h – Tony Allyson

anúncio FESTA DO PILAR

Outros Destaques

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Colunistas

Curso: O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na prática

Siga-nos
Destaques
Atila entrega chaves de apartamentos para 520 famílias
Famílias recebem chaves de moradias
Nova edição do Jornal Mauá e Região
Revista
Jornal