Mauá
Publicado às 10h57 — 29 de maio de 2017
Reforma do Teatro Municipal de Mauá
Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região
teatro

Foto: Celso Luiz/DGABC

Logo na entrada no Teatro Municipal de Mauá é possível ouvir barulho de homens e máquinas trabalhando. O que antes era espaço para espetáculos artísticos, agora é palco de reforma intensa e corrida. Após dois anos esperando pelo encaminhamento da restauração, finalmente o espaço está ganhando forma novamente e os projetos feitos para o local estão saindo do papel.

O Diário visitou o lugar para saber do andamento da reforma, que está prevista para acabar no segundo semestre deste ano. Passando pela porta principal é possível encontrar a estrutura sem poltronas, que serão substituídas por novas, e o chão de volta ao cimento. No telhado falta colocar bobinas para evitar que chuvas fortes atrapalhem o processo de reforma. Mas outros pontos, como os camarins dos artistas e banheiros públicos, já estão restaurados e mostram os novos ares que o centro cultural está ganhando.

Com verba do governo federal, a estimativa é que o valor total da obra fique em torno de R$ 1,1 milhão. Segundo o encarregado da administração predial e manutenção do teatro, Antônio Sérgio Teixeira Doutão, o andamento da reforma acelerou nesses últimos meses e já é possível encontrar mudanças dentro e fora do local. “Acredito que o que foi feito nesse pouco espaço de tempo foi mais do que quando as obras começaram. Até um mês atrás as cadeiras ainda estavam aqui e a enchente que deu pegou até a quarta fileira do teatro. Não tínhamos mais expectativa de término até o fim do ano passado”, conta Doutão.

Segundo informações da Prefeitura, foi feita uma projeção com o Ministério da Cultura para saber como seria a restauração do espaço e, além disso, o prefeito Átila Jacomussi (PSB) começou o projeto Guarda Chuva, que tem como objetivo eliminar as enchentes que acontecem ao redor do teatro que, inclusive, foram um dos motivos que desgastaram o patrimônio. Na operação foram tiradas cerca de 2.500 toneladas de sujeira que entupiam o piscinão e causavam transtornos.

PROGRAMAÇÃO
Mesmo com o teatro interditado por conta da reforma, a Prefeitura disponibilizou espaço para que os artistas da região façam suas apresentações, na Praça 22 de Novembro, que fica no centro da cidade. Para que o Municipal não fique sem utilidade neste período, a Pinacoteca de Mauá, que fica localizada no hall de entrada do teatro, foi aberta ao público com várias exposições. Como as obras estão em andamento, não foram abertas agendas para eventos, pois ainda não tem previsão exata para acabar a reforma. Vale ressaltar que o restauro manterá a característica original do local.

Por Karine Manchini – Especial para o Diário

Outros Destaques

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Colunistas

Curso: O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na prática

Siga-nos
Destaques
Atila entrega chaves de apartamentos para 520 famílias
Crianças e jovens resgatam a cultura popular de Mauá
Nova edição do Jornal Mauá e Região
Revista
Jornal