Mauá
Publicado às 10h08 — 23 de agosto de 2017
Hortas orgânicas são destaque em escolas de Mauá

Crianças podem participar do plantio e aprender mais sobre meio ambiente; produtos são usados na merenda

Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região
horta

A Prefeitura tem investido para garantir que o projeto chegue em mais escolas, ampliando parcerias. Foto: Divulgação / PMM

Uma aula completa de ecologia e apoio nutricional na hora da merenda. O Hortas Orgânicas e Educação Alimentar é um dos programas de Mauá que têm ganho destaque na administração Um Novo Tempo.

Os alunos participaram do plantio, adubagem e irrigação das plantas em uma aula completa pelo projeto. Atualmente, 17 das 41 escolas municipais de Mauá contam com hortas para consumo próprio.

O Projeto Hortas Orgânicas e Educação Alimentar demandou instalação de canteiros no solo e hortas suspensas em 14 escolas da rede municipal de ensino. As diversas colheitas e o ânimo dos alunos são indicadores positivos de que as atividades educativas são benéficas ao aluno e à escola.

A Prefeitura tem investido para garantir que o projeto chegue em mais escolas, ampliando parcerias e investindo na instalação de canteiros elevados em substituição aos canteiros baixos, intensificação da produção de húmus, o qual deve ser adicionado aos canteiros pelo menos a cada semestre, além de material gráfico educativo para crianças e adultos, ferramentas e insumos.

Além disso, a Prefeitura desenvolveu todo o projeto de planejamento, captação de recursos e implantação das hortas e de cisternas e de armazenamento de água de chuva para irrigação das hortas, em um trabalho conjunto das secretarias de Educação, Meio Ambiente e de Segurança Alimentar. São parceiros do projeto a BRK Ambiental – Unidade Mauá, a autarquia Saneamento Básico do Município de Mauá (SAMA) e a ONG Espaço Social Cidadão e Cidadania (ESCEC).

Outros Destaques

Colunistas

Literatura, memória nacional e ensino de língua portuguesa

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Siga-nos
Destaques
Paço de Ribeirão é alvo de assalto a caixa eletrônico
Estamos em Manutenção Programada. Retornamos em 2018
Porcelana Schmidt abre nova loja em Mauá
Revista
Jornal