Esportes
Publicado às 11h17 — 8 de abril de 2016
Cidade comemora o Dia Da Saúde

Animação e alegria prevaleceram durante as atividades que reuniram usuários das unidades de saúde

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: Gil Sobrinho

Foto: Gil Sobrinho

Aos 74 anos, Alzira Pires, moradora da Vila Magini, era uma das mais animadas nas comemorações do Dia Mundial da Saúde na Praça 22 de Novembro, postada bem em frente ao palco na hora da aula de zumba. Acostumada à prática de alongamento e exercícios físicos, participar da festa com mais de 150 pessoas, e com a presença do prefeito Donisete Braga, organizada pela Prefeitura na praça, foi uma grande reunião de amigos. “Estamos aqui por causa da dança e porque gostamos de estar juntos, os exercícios melhoram a nossa saúde”, afirmou, sem perder o ritmo comandado pelo professor Robson Negão.

Os participantes integram o programa Mauá de Bem com a Vida, da Secretaria de Saúde, que é levado aos usuários das 23 unidades básicas de saúde, três Centros de Apoio Psicossocial (CAPSs), Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, entre outros, com exercícios adaptados inclusive para pessoas com deficiência. Algumas atividades são adaptadas também à idade, como nas aulas de voleibol, que tem mais de 100 participantes, em que o mais jovem tem 45 anos.

“Por mais que a saúde seja um assunto delicado, temos que valorizar as boas práticas porque quando você pratica esportes, é da saúde que está cuidando”, considerou prefeito. A festa foi animada pelos professores de Educação Física que integram o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), e diariamente agitam os usuários das 23 unidades básicas de saúde e outros serviços. “Para se ter saúde é preciso cultivar bons hábitos para promover uma vida longa e saudável”, explicou a gestora do Núcleo de Atenção Básica, da Secretaria.

“Se eu não participasse do grupo, não sei o que seria de mim, porque tenho muitos problemas. Mas, hoje, caminho e faço exercício sempre”, disse a aposentada Efigênia do Carmo de Souza. Desde que foi criado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde, em dezembro de 2013, mais de três mil pessoas participam das atividades do programa Mauá de Bem com a Vida em vários equipamentos públicos do município

Outros Destaques

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Siga-nos
Destaques
República Terapêutica infanto-juvenil faz mais um ano
Mauá terá clube de leitura Leia Mulheres em Outubro
Atila repassa recursos à APASMA
Revista
Jornal