Educação
Publicado às 13h32 — 25 de abril de 2016
UFABC/Prefeitura oferecem formação

O objetivo é mostrar como planejar e criar aulas virtuais interessantes e alinhadas ao universo dos estudantes de hoje

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: Rodrigo Zerneri

Foto: Rodrigo Zerneri

A Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Prefeitura de Mauá acabam de abrir inscrições para dois cursos à distância que podem ser feitos por professores da rede municipal de ensino. As formações vão abordar a aplicação de recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem.

Educadores das escolas da Prefeitura têm vagas garantidas por causa do convênio firmado entre a instituição de ensino e a administração municipal em 2013. A Escola Preparatória é um dos frutos dessa parceria.

Em uma das capacitações – “Novas tecnologias e metodologias educacionais” – a proposta é mostrar, passo a passo, como fazer o planejamento e a criação de aulas virtuais inovadoras. Para isso, os professores vão aprender como selecionar as ferramentas tecnológicas ideais para cada tipo de conteúdo, bem como planejar as atividades a fim de torná-las de fato eficientes ao aprendizado.

“A ideia é estruturar aulas que se aproximem do universo dos estudantes. É possível criar jogos, fóruns de discussão, simulações de reações químicas, animações para suscitar situações-problemas, enfim, vamos apresentar todas as possibilidades existentes para entreter os alunos e torná-los mais participativos”, explicou a coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais da UFABC, Lúcia Franco.

O outro curso – Formação de Tutores em Educação à Distância – vai formar professores para realizar a tutoria nas aulas virtuais. Ou seja, terão o papel de tirar dúvidas, dar sugestões e conduzir fóruns de discussões, quando necessário. “O tutor também fará a análise do desempenho dos estudantes”, completou Lúcia.

São 10 vagas abertas para cada formação. Para se inscrever, é necessário que o professor tenha participado de duas oficinas sobre Objetos de Aprendizagem promovidas pela UFABC e pela Prefeitura de Mauá em março e abril.

As inscrições para o curso de Novas Tecnologias e Metodologias Educacionais podem ser feitas até o dia 9 de maio no link http://nte.ufabc.edu.br; tem início previsto para 14 de junho. Para o de Formação de Tutores em Educação à Distância, a previsão é começar em 16 de junho. No caso, a seleção será feita pela Secretaria de Educação de Mauá.

Outros Destaques

Colunistas

Literatura, memória nacional e ensino de língua portuguesa

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Siga-nos
Destaques
Paço de Ribeirão é alvo de assalto a caixa eletrônico
Novembro Azul: Mês marca campanha mundial de conscientização
Porcelana Schmidt abre nova loja em Mauá
Revista
Jornal