Ribeirão Pires
Publicado às 14h45 — 16 de maio de 2016
1º Mutirão da Saúde oferece exames

Serão realizados serviços de prevenção à saúde, como também atividades recreativas, esportivas e exames de análises clínicas e papanicolau

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região

Mutirão Saúde

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, em parceria com a Santa Casa de Ribeirão Pires, realizará neste sábado (21) o 1º Mutirão da Saúde. O evento acontecerá simultaneamente em três pontos da região Central: Praça Central, Unidade Básica de Saúde (centro) e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), no período das 7 às 17 horas. Serão realizados dezenas de serviços de promoção e prevenção à saúde, como também, atividades recreativas, esportivas e exames de análises clínicas e papanicolau. O objetivo do Mutirão é atender a demanda reprimida dos usuários da região Central, já que está prevista a realização de outros Mutirões da Saúde em outros bairros.

UBS Central

Das 7 às 10h – Exames laboratoriais

Os interessados deverão comparecer com o preparo adequado para realização dos exames, como jejum, e munidos de documento pessoal, comprovante de endereço e pedido do exame médico.

Das 13 às 16h – coletas de papanicolau (exame de prevenção de câncer do colo de útero).

Praça Central

Tendas de serviços

Vigilância sanitária – orientação sobre Dengue, Chikungunya, Zika e Gripe H1N1. Simultaneamente, Agentes Comunitários de Saúde visitarão residências e o comércio de toda área Central com orientações e identificação de possíveis focos, para eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – vacinação de cães e gatos contra a raiva animal e exposição de animais peçonhentos e escorpiões.

Saúde Bucal: palestras sobre técnica de escovação, câncer bucal, além de atividades educativas para as crianças, e doação de kits.

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs): O morador participará de uma triagem e poderá ser encaminhado para o Serviço de Atenção Especializada (SAE), localizado na Avenida Francisco Monteiro, 205, que estará aberto das 8 às 17h, para realização de testes rápidos de HIV, Hepatite B, C e sífilis. E ainda na Praça terá a distribuição de preservativos e orientações para prevenção de doenças.

Atenção Básica à Saúde – orientações referentes à promoção e prevenção à saúde, medidas físicas corporais (IMC e Circunferência abdominal), aferição de pressão arterial e exames de glicemia.

Saúde Mental – Espaço para orientação referente aos serviços disponíveis na rede pública, e também, Combate e Prevenção de Drogas.

Durante todo o evento, no palco da Praça Central haverá apresentações culturais, aula de Zumba, entre as 10 e 15h, e atividades recreativas para as crianças.

A meta da Prefeitura de Ribeirão Pires é atender cerca de cinco mil pessoas e realizar mais de 10 mil exames e procedimentos.  O Mutirão contará com cerca de 200 profissionais distribuídos em equipes multidisciplinares, duas ambulâncias de apoio e a Defesa Civil. Lembrando que os munícipes que participarem do Mutirão receberão um cartão individual para acompanhamento dos parâmetros vitais para melhor acompanhamento da sua saúde.

Outros Destaques

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Colunistas

Curso: O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na prática

Siga-nos
Destaques
391 armas são roubadas do Fórum de Diadema
Festa Junina tem um dos maiores públicos de todos os tempos
Ribeirão Pires está sem radares
Revista
Jornal