Mauá
Publicado às 11h43 — 24 de junho de 2016
Banda Lyra

Corporação completa 82 anos de história

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região

Banda Lyra

Prêmio Ação Global concedido pela Rede Globo de Televisão, Prêmio Desempenho pela Revista Livre Mercado, Prêmio Cappella Áurea pelo jornal ABC Repórter, inúmeros títulos estaduais, nacionais e sul-americano, centenas de jovens instruídos na música e uma história mais antiga do que a própria cidade de Mauá. Esta é a Corporação Banda Lyra de Mauá que completa 82 anos neste mês.

Embora a data oficial de fundação da Corporação seja 1934, o Maestro Coordenador Carlos Binder, filho de Alois Binder, um dos fundadores da Banda Lyra, conta que há registros de que as primeiras atividades da Banda foram iniciadas em 1928.

“A banda iniciou com um junção entre imigrantes de origem europeia e nativos. A vida era difícil na época, e a banda funcionava como uma forma de lazer, participando de eventos religiosos, cívicos, quermesses entre outros acontecimentos da região” conta Binder.

Por volta da década de 1970, a Banda Lyra adquiriu um status social importante para a sociedade, que perdura até os dias de hoje. Jovens carentes entre nove e 12 anos procuram a Corporação em busca de uma oportunidade de fazer parte do projeto.

“Aqui não há descriminação religiosa, sexual ou de classe. A música nivela todos. Os jovens chegam sem nenhuma formação, e aprendem do zero. Alguns ficam até 18 ou 20 anos. São crianças de escolas públicas, da periferia, que apesar da dificuldade financeira, encontram aqui uma oportunidade de terem aulas musicais gratuitas, e acesso a diversos equipamentos de qualidade” diz o Maestro.

A Corporação que já atendeu 300 jovens, conta atualmente com cerca de 150 alunos, que recebem não apenas a oportunidade de aulas musicais, mas por meio de uma parceria entre a Banda Lyra e o Colégio Leonardo Da Vinci, recebem também a oportunidade de bolsas de estudo, e a chance de terem acesso a uma educação de qualidade.

A situação no momento não é fácil. A Banda que vinha em uma sequência de títulos nacionais há mais de dez anos, deixou de disputar os últimos dois campeonatos por falta de verba. Mesmo contando com algumas parcerias, como fornecedores de materiais, e doações anônimas de pessoas físicas e jurídicas para manter os custos básicos, as limitações financeiras impedem que o grupo siga seu caminho de sucesso nas competições.

“Há muitas coisas que gostaríamos de fazer, mas devido à esta limitação financeira não podemos. Já deixamos de participar de um campeonato mundial na Dinamarca por falta de verba para a viagem. Gostaríamos de realizar algum evento comemorativo para o aniversário da Banda, mas falta um olhar diferenciado do poder público para o nosso projeto” revela Binder.

Após tantas décadas de existência, e tantos jovens talentos terem passado pela Corporação, é importante ressaltar a ligação entre Banda e alunos que permanece ao longo dos anos. Toda a diretoria é formada por ex-componentes. Ex-alunos auxiliam no desenvolvimento dos atuais, por meio de workshops, aulas e palestras.

Os alunos frequentam à Banda quatro vezes por semana, duas para aulas e duas para ensaios, sempre no contraturno escolar. Muitos seguem uma carreira de sucesso na música, fazendo parte de orquestras como a Osesp, outros seguem no ramo informal, tocando em barzinhos, casamentos ou eventos, e também há aqueles que seguem rumos diferentes, mas que graças à chance de uma educação de qualidade, conseguem obter sucesso em suas profissões.

Quando questionado sobre o segredo de manter o alto nível após tantos anos, mesmo com tantas dificuldades, Carlos Binder é direto: “Trabalho, persistência, teimosia, obstinação, vontade de manter a banda, e principalmente, orgulho de ser mauaense e de levar o nome da cidade por meio da banda”.

A Câmara Municipal de Mauá realizará uma sessão solene no dia 29 de Junho, às 19h, em homenagem aos 82 anos de fundação da Corporação Musical Lyra de Mauá. “Temos o prazer de convidar nossos amigos, colaboradores, admiradores, parceiros para juntos vivenciar um momento ímpar nessa história coroada de tantas batalhas e vitórias! Ter o “Dia da Banda Lyra de Mauá” é um sonho antigo, que hoje se tornou realidade!” disse Ana Maria de Freitas Silva, Presidente da Corporação.

A Banda Lyra está sediada na Rua Princesa Isabel nº 247 – Centro. O e-mail de contato é bandalyra@bandalyra.org.br e o número de telefone é 3410-4428;

Outros Destaques

Colunistas

AVC em crianças

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Siga-nos
Destaques
Início às obras do Centro de Iniciação ao Esporte
Mauá registra queda na criminalidade em maio
Sai a lista das atrações do Festival do Chocolate
Revista
Jornal