Acidentes
Publicado às 7h50 — 5 de janeiro de 2015
Área de motos visa disciplinar ocupação de espaços

Secretaria de Mobilidade Urbana realiza intervenções para aumentar a segurança do trânsito da cidade

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: Roberto Mourão

Foto: Roberto Mourão

A Secretaria de Mobilidade Urbana tem realizado uma série de intervenções, buscando o aprimoramento da sinalização viária na cidade. As ações vão desde a pintura de vias e colocação e manutenção de placas até a implantação de novos instrumentos e iniciativas para aumentar a segurança do trânsito.

Entre as medidas tomadas pode-se destacar a colocação de balizadores – barras de ferro – em várias bifurcações, e a instalação de defensas metálicas – ou guard rails – nas alças de acesso dos viadutos da cidade.

No Parque das Américas, a instalação de uma rotatória entre as ruas México e Jamaica ajuda a disciplinar a circulação de veículos, aumentando a segurança de todos.

Também vale destacar a criação de áreas de retenção para motocicletas em vias de grande circulação. Por enquanto são 16 as áreas instaladas, mas nas próximas semanas esse número deve chegar a 25. Com cerca de cinco metros de comprimento, a área de retenção fica localizada entre a faixa de pedestres e a faixa delimitadora para os demais veículos, onde há semáforos instalados.

A área de retenção possibilita uma ocupação mais ordenada dos espaços da via. Sem ela, quando o sinal está vermelho, os motociclistas ficam parados entre os carros – aumentando o risco de colisões – ou mesmo sobre a faixa de pedestres, prejudicando a circulação dos mesmos. Com a área, assim que o sinal fica verde as motos saem na frente, eliminando a disputa por espaço com os demais veículos.

Já é possível encontrar a área de retenção nas avenidas Governador Mário Covas Júnior, Capitão João, João Ramalho, Barão de Mauá e Antônia Rosa Fioravanti, além das ruas Luís Mariani e General Osório, todas na região central.

“A área vai ajudar a reduzir o número de acidentes com motos em Mauá. É um mecanismo que contribui para evitar os conflitos nas vias, oferecendo maior segurança para motociclistas, motoristas e pedestres”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Azor Albuquerque.

Em janeiro, a secretaria pretende lançar uma campanha educativa, reforçando a importância da área para um trânsito mais seguro. Nesse primeiro momento, não está prevista a aplicação de multas para quem desrespeitar a área. “É uma iniciativa acertada, a população vai aderir, com certeza”, garante o secretário.

 

Outros Destaques

Colunistas

AVC em crianças

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Siga-nos
Destaques
Início às obras do Centro de Iniciação ao Esporte
Mauá registra queda na criminalidade em maio
Sai a lista das atrações do Festival do Chocolate
Revista
Jornal