Mauá
Publicado às 7h18 — 14 de janeiro de 2015
Maranhão é eleito presidente do Consórcio do ABC

Luiz Marinho foi escolhido o vice da entidade para o biênio 2015/2016

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: Roberto Mourão

Foto: Roberto Mourão

Na manhã da última segunda-feira (12) o prefeito interino de Mauá, Marcelo Oliveira, participou da 58ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Presidente da Câmara Municipal de Mauá, Oliveira substitui até hoje (14) o prefeito Donisete Braga, em licença.

Na primeira assembleia de 2015,  o Consórcio definiu o presidente e o vice-presidente para o biênio 2015/2016. O novo presidente é Gabriel Maranhão, prefeito de Rio Grande da Serra. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, integra a chapa como vice-presidente após ocupar a presidência da entidade no biênio 2013/2014. 

Coube a Marinho, aliás, reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da entidade criada na década de 1990 pelo então prefeito de Santo André e entusiasta da regionalidade, Celso Daniel, a fim de garantir maior representatividade à região cujas sete cidade somam população de aproximadamente três milhões de habitantes.

“Hoje o Consórcio é tido como referência em matéria de sinergia que suplanta limites municipais, mas isso não significa que já estejamos no patamar desejado. Temos ainda muito a nos desenvolver para potencializar o planejamento como ferramenta de governança regional, e neste sentido tudo o que foi feito e realizado até agora serve de aprendizado”, destacou Marinho. 

Ele referiu-se, por exemplo, à sinergia intermunicipal em busca de investimentos na área de mobilidade urbana, algo impensável de forma individualizada, uma vez que a mobilidade perpassa, literalmente, fronteiras municipais.

Prestação de contas

Durante a prestação de contas 2013/2014, a ação coordenada para desocupação de moradias de áreas de altíssimo risco, iniciativa tomada em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), foi um dos temas citados. Na Saúde, o principal avanço lembrado foi a vinda de 151 médicos estrangeiros para a região por meio do programa federal mais Médicos. Drenagem, Resíduos Sólidos, Segurança e Habitação são outras áreas que contabilizam avanços palpáveis ou contam com projetos para viabilização nos próximos meses ou anos. 

Durante a assembleia, também foi assinado Termo de Colaboração Técnico-Científico com a Universidade Federal do ABC (UFABC), por meio do reitor Klaus Capelle.

 

Outros Destaques

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Siga-nos
Destaques
República Terapêutica infanto-juvenil faz mais um ano
Mauá terá clube de leitura Leia Mulheres em Outubro
Atila repassa recursos à APASMA
Revista
Jornal