Mauá
Publicado às 9h31 — 30 de junho de 2015
Congresso de História do ABC terá site

Pela primeira vez, evento, que acontecerá em setembro na cidade de Ribeirão Pires, tem acesso virtual com extensão para tablets e smartphones

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região

Congresso História

A organização do 13º Congresso de História do Grande ABC está a todo vapor. Será lançado na próxima quarta-feira (1), o site oficial dessa edição que reúne informações sobre o histórico dos congressos, como chegar, arquivos, memória e também inscrições. É a primeira vez que o Congresso, que acontece há 25 anos, ganha sistema de multiplataformas que permite acesso virtual com extensão para tablets e smartphones.

O evento de lançamento do site acontecerá no Consórcio Intermunicipal Grande ABC – localizado na Avenida Ramiro Coleone, 5, Vila Dora, em Santo André – a partir das 14h. “Desenhamos a plataforma virtual para aproximar o público jovem, que pode acessar dos próprios celulares e de qualquer lugar. Também é a primeira vez que o histórico do congresso está reunido em um só local da web”, explicou o presidente do Comitê Organizador do Congresso e secretário adjunto de Cultura de Ribeirão Pires, Marcílio Duarte.

“História, Diversidade e Identidade: O que nos Une?” será o tema do 13º Congresso de História do ABC, a ser realizado nos dias 23, 24, 25 e 26 de setembro na Estância Turística de Ribeirão Pires, na Firp/Uniesp. Durante o congresso, serão homenageadas pessoas de Ribeirão Pires.

“Durante as reuniões que antecedem o Congresso, avançamos sobre as questões operacionais, temáticas e metodológicas, além de intensificar a escuta junto aos antigos moradores da cidade, que têm muito a contribuir”, completou Marcílio Duarte.

Ribeirão Pires

A cidade, que traz a passagem de indígenas e imigrantes de outros países na própria história e tem patrimônios como a Capela do Pilar e a Fábrica de Sal, será palco de debates sobre os caminhos percorridos pela gente da região ao longo dos 514 anos de descobrimento do Brasil.

Além de debater os caminhos percorridos pelo povo do Grande ABC, o congresso deve trazer à tona também a necessidade de implantação de Arquivos Públicos nas sete cidades, determinação da Constituição brasileira. “Também queremos destacar a importância do patrimônio cultural imaterial, como a Festa de Nossa Senhora do Pilar que acontece no município desde 1936. Fatos importantes para a história de Ribeirão Pires que precisam ser resgatados, discutidos e definidos de maneira consistente”, disse o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Marcílio Duarte.

O 13º Congresso de História é oportunidade única para promover esse encontro de ideias, já que os debates são abertos ao público, formado principalmente por estudantes da área. Serão discutidos diferentes pontos de vista da história através dos vários métodos de interesse científico e dos memorialistas, além de tratar sobre a importância do tema e o desenvolvimento tecnológico das emigrações e imigrações do Grande ABC. A proposta é mostrar o que a comunidade acadêmica está pesquisando sobre a região.

Outros Destaques

Colunistas

Otávio Zaia e o livro “Nóis sabe português”

Colunistas

AVC em crianças

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Siga-nos
Destaques
Jornada Pedagógica de Ribeirão reúne 1.200 professores
Mauá discute melhorias na Saúde
Em congresso, PSB Mauá reelege Israel Aleixo
Revista
Jornal