Mauá
Publicado às 9h24 — 7 de agosto de 2015
Projeto Horta Orgânica estimula hábitos saudáveis

As hortas orgânicas contam com diversos tipos de hortaliças que os alunos aprendem a cultivar

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região

Projeto Horta

O Projeto Intersecretarial “Hortas Orgânicas” é realizado em quinze escolas da rede municipal de Mauá, em parceria com o Espaço Cidadão e Cidadania – ESCEC, a SAMA e a concessionária de esgotamento sanitário do município Odebrecht Ambiental, estimula hábitos saudáveis com a produção de alimentos orgânicos além da captação da água da chuva através da instalação de cisternas em cinco escolas municipais.

Por meio do projeto, são confeccionados canteiros e hortas suspensas em tubos de PVC que sobram e não são utilizados nas obras de extensão da rede de esgotamento sanitário. Assim, além do plantio que dispensam produtos químicos, a utilização do tubos tornam o projeto duplamente sustentável.

As hortas orgânicas contam com diversos tipos de hortaliças que os alunos aprendem a cultivar desde a germinação da semente até o ponto de colheita. Todas as etapas do projeto são acompanhadas de perto pelos alunos, professores e equipe do projeto reforçando a importância do consumo de vegetais em prol da melhoria na qualidade de vida dos mesmos.

“No final, a produção da horta orgânica serve para a alimentação dos próprios alunos, que almoçam e lancham na escola, e também para a comunidade escolar”, destaca Sandra Chinchio, responsável pela Educação Ambiental na Secretaria de Educação de Mauá.

A experiência adquirida com o projeto é produtiva para o desenvolvimento das atividades escolares e para ampliar o conhecimento dos alunos sobre a alimentação saudável ligada as questões ambientais.

Nesse sentido, para a professora e coordenadora da escola municipal José Rezende, Sueli Santos Marcon, “Esse ano o tema alimentação saudável junto com o projeto de meio ambiente ampliou a visão multidisciplinar dos alunos e empolgou muito todos os professores e profissionais envolvidos. Os alunos confeccionaram a horta, plantaram, contaram para os pais em casa e criaram uma expectativa enorme com o resultado, porém logo depois saíram de férias. Agora, após o retorno das férias, eles já até experimentaram uma salada de alface que foi colhida e preparada com a ajuda dos professores, é gratificante ver como ficou lindo o espaço com a horta, uma ideia simples que está dando muitos frutos”.

Outros Destaques

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Colunistas

Curso: O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na prática

Siga-nos
Destaques
391 armas são roubadas do Fórum de Diadema
Festa Junina tem um dos maiores públicos de todos os tempos
Ribeirão Pires está sem radares
Revista
Jornal