Educação
Publicado às 9h33 — 18 de março de 2016
Prefeitura ensina alunos a se alimentarem melhor

Nutricionistas percorrem escolas de educação infantil para disseminar hábitos alimentares corretos

Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Segurança Alimentar de Mauá promoveu nesta quarta-feira (16) mais uma atividade de educação nutricional para crianças. Alunos de 4 a 6 anos da Escola Municipal Samir Auada, do Jardim Guabituba, conheceram os benefícios de uma alimentação saudável de forma divertida e interativa.

Para incentivá-los a fazer refeições balanceadas, as nutricionistas da Secretaria de Segurança Alimentar de Mauá levaram para a sala de aula uma pirâmide transparente dividida em quatro partes. Cada grupo de alimentos foi colocado em um andar diferente, para indicar quais devem ser ingeridos em maior e em menor quantidade ao longo do dia.

O formato de pirâmide determina a proporção ideal de cada alimento na dieta, já que ela começa larga e termina estreita. Por exemplo, pães, arroz e macarrão, classificados como energéticos, ficam na base. Significa que o consumo precisa ser maior. Enquanto isso, doces, óleos e gorduras estão no topo justamente pela necessidade de ingestão moderada.

Depois da apresentação, as crianças fizeram desenhos em uma folha com um prato vazio impresso. O objetivo era reforçar o aprendizado e mostrar como comer bem é fácil e divertido. Ana Luíza Stevo Masague, de 5 anos, desenhou batata, espaguete, pão e cenoura. “Como salada e frutas todos os dias. Batata frita e chocolate só pode de vez em quando”, contou.

Fabrício Goltara de Araújo, de 5 anos, interagiu o tempo todo com as nutricionistas e fez questão de contar que a irmã mais velha, de 8 anos, não gosta de comer. “Vou falar para ela que é importante comer tudo o que a mamãe faz. Eu como. Nunca tinha visto uma pirâmide com frutas dentro e achei muito legal”, disse.

Na quinta-feira (17) será a vez dos alunos da E.M. Professora Rosa Maria Frare conhecerem a pirâmide alimentar. A equipe de nutricionistas da Prefeitura de Mauá estará na escola das 9h às 11h e das 13h30 às 15h para conversar com todas as turmas, mostrando a importância de comer corretamente.

Outros Destaques

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Siga-nos
Destaques
República Terapêutica infanto-juvenil faz mais um ano
Mauá terá clube de leitura Leia Mulheres em Outubro
Atila repassa recursos à APASMA
Revista
Jornal