Educação
Publicado às 14h58 — 5 de abril de 2016
Empresa abre portas para alunos da rede municipal

Projeto “Aprender a ser passageiro” realiza a visita monitorada de crianças para conhecer o funcionamento de concessionária de transporte público

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região

Empresa Abre

A curiosidade das crianças normalmente é o sentimento que as faz absorver melhor o conhecimento. Apostando nisso, a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) de Ribeirão Pires, em parceria com a Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, está realizando o projeto “Aprender a ser passageiro”, onde os alunos da rede municipal de ensino visitam a Empresa Rigras responsável pelo transporte público da cidade.

Na última sexta-feira, dia 1º de abril, cerca de 50 crianças, com idade entre quatro e oito anos, formaram parte da nova turma que terá a oportunidade de conhecer a companhia de transportes que, até o final do ano, deverá receber mais de 500 alunos. Durante a visita a Rigras, os alunos puderam conhecer o funcionamento do ônibus e da empresa, ver o veículo por baixo e participar de uma sessão de lavagem.

Para o secretário de Transportes e Trânsito, Miguel Luis Filho, o trabalho conjunto entre a empresa e a Prefeitura será marcante para cada um dos alunos que fazem a visita. “A intenção é estimular a cidadania e colher os frutos no futuro. O papel da educação no trânsito é buscar parcerias que ampliem a visão dos motoristas e pedestres, começando pelas crianças que são os multiplicadores da informação dentro do núcleo familiar”, declarou o secretário.

 

Relatório de ações 2015

A Secretaria de Transportes e Trânsito de Ribeirão Pires divulgou relatório sobre as ações de Educação no Trânsito realizadas em 2015. Com projetos inovadores, voltados a preparação principalmente das crianças como multiplicadores de conhecimento, diversos eixos temáticos foram trabalhados e mais de três mil alunos da rede pública de ensino participaram.

“Com estas apresentações não estamos querendo formar apenas futuros condutores. Nosso foco principal é formar cidadãos conscientes para um trânsito mais humanizado” declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides. “O projeto cria consciência desde já sobre o papel desses alunos e os tornam disseminadores do conhecimento, repassando o que aprendem”, finalizou.

O relatório aponta onze projetos trabalhados: Formação do Eixo Temático “Aprender a ser Passageiro”; Coral do Trânsito; Formação Profissional de Educadores; Idoso no Trânsito; Educação para o Trânsito na Rádio Pérola da Serra; Formação de Programa de Educação da Defesa Civil; Trânsito e Meio Ambiente; Especial Maio Amarelo; “Trânsito também é coisa de criança”; “Multiplicadores de educação para o trânsito”; Trânsito e ação social.

Outros Destaques

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Colunistas

Otávio Zaia e o livro “Nóis sabe português”

Siga-nos
Destaques
Vereadores autorizam abertura da CEI da Saúde
Prefeito Atila entrega novos leitos no Nardini
Rio Grande sofre com falta de infraestrutura
Revista
Jornal