Ribeirão Pires
Publicado às 10h58 — 12 de maio de 2016
Cidade terá mutirão da saúde

Evento acontece na região central da cidade visa realizar mais de 10 mil procedimentos

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região

Foto Ilustrativa

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene em parceria com a Santa Casa de Ribeirão Pires, realizará no próximo dia 21 (sábado) o 1º Mutirão da Saúde. O evento acontecerá simultaneamente em três pontos da região Central: Praça do Chocolate, Unidade Básica de Saúde (centro baixo) e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) no período das 7h às 17 horas. Serão realizados dezenas de serviços de promoção e prevenção à saúde, como também, atividades recreativas, esportivas e exames de análises clínicas e papanicolau. O objetivo do Mutirão é atender a demanda reprimida dos usuários da região Central, já que está prevista a realização outros Mutirões da Saúde em outros bairros.

O início do evento acontecerá na UBS Central, das 7h às 10h, onde serão coletados exames laboratoriais. Os interessados deverão comparecer com o preparo adequado para realização dos exames, como jejum, e munidos de documento pessoal, comprovante de endereço e pedido do exame médico.
No período das 13 às 16h, serão realizados coletas de papanicolaou (exame de prevenção de câncer do colo de útero).

Na Praça central, seis tendas estarão abertas ao público em geral para ofertar serviços de saúde pública disponíveis no município: vigilância sanitária, orientando sobre Dengue, Chikungunya, Zika e Gripe H1N1. Simultaneamente, Agentes Comunitários de Saúde visitarão residências e o comércio de toda área Central com orientações e identificação de possíveis focos, para eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypthi.

Na Tenda do Centro de Zoonoses (CCZ) haverá vacinação de cães e gatos contra a raiva animal e exposição de animais peçonhentos e escorpiões. Na tenda de saúde bucal: palestras sobre técnica de escovação, câncer bucal, além de atividades educativas para as crianças, e doação de kits.

Na Tenda Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST): O morador participará de uma triagem e poderá ser encaminhado para o Serviço de Atenção Especializada (SAE) localizado na Avenida Francisco Monteiro, 205, que estará aberto das 8h às 17h, para realização de testes rápidos de HIV, Hepatite B, C e sífilis. E ainda na Praça terá a distribuição de preservativos e orientações para prevenção de doenças.

Na Tenda de Atenção Básica a Saúde haverá orientações referentes a promoção e prevenção a saúde, medidas físicas corporais (IMC e Circunferência abdominal), aferição de pressão arterial e exames de glicemia.

Tenda de Saúde Mental: Espaço para orientação referente aos serviços disponíveis na rede pública, e também, Combate e Prevenção de Drogas.

Durante todo o evento, no palco da Praça Central haverá apresentações culturais, aula de Zumba, entre as 10h e 15h, e atividades recreativas para as crianças.

A meta da Prefeitura de Ribeirão Pires é atender cerca de cinco mil pessoas e realizar mais de 10 mil exames e procedimentos. “Acreditamos na importância de desenvolver ações coletivas que possibilitam maior acessibilidade aos serviços públicos de Saúde, promovendo e garantindo qualidade de vida”, ressalta o prefeito Saulo Benevides (PMDB).

O Mutirão contará com cerca de 200 profissionais distribuídos em equipes multidisciplinares, duas ambulâncias de apoio e a Defesa Civil. Lembrando que os munícipes que participarem do Mutirão receberão um cartão individual para acompanhamento dos parâmetros vitais para melhor acompanhamento da sua saúde.

Outros Destaques

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Siga-nos
Destaques
República Terapêutica infanto-juvenil faz mais um ano
Mauá terá clube de leitura Leia Mulheres em Outubro
Atila repassa recursos à APASMA
Revista
Jornal