Educação
Publicado às 13h34 — 13 de maio de 2016
Trânsito na Escola inicia na Escola E. Carlos Rohm

Alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental participarão de curso até setembro, quando a formatura deve acontecer no Dia Nacional do Trânsito

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região

Trânsito Na

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, deu início na última quarta-feira (11) ao curso “Trânsito na Escola” na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm. Voltado para alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, o curso existe desde 2014 e já atendeu outras escolas da região.

Cerca de 300 crianças com idade entre seis e oito anos, participarão de aulas semanais com quatro educadores de trânsito até setembro, quando a formatura das turmas deverá acontecer no Dia Nacional do Trânsito. A carga horária é de 16 horas/aula e haverá certificação final.

“A curto prazo, as crianças viram multiplicadores dessa educação, levando as informações que aprendem em sala de aula para os pais e familiares. A longo prazo, pensamos nos condutores do futuro e nos pedestres do amanhã”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, Miguel Luís Filho.

O curso funciona sobre os seguintes eixos temáticos: aprender a ser pedestre; aprender a ser passageiro; aprender a ser ciclista; e aprender a ser condutor.

 

Maio Amarelo

Movimento de adesão livre, com o intuito de chamar a atenção para a situação do trânsito atual, o Maio Amarelo está acontecendo pela terceira vez em Ribeirão Pires. Seguindo o exemplo do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul”, o movimento internacional tem como slogan “Maio Amarelo, Atenção pela Vida”, pretendendo despertar na sociedade atitudes de reflexão e estimular atividades concretas que levem a um comportamento mais seguro nas ruas, estradas e rodovias.

Desde 2014, quando o município foi inscrito pela primeira vez, muitas ações já foram realizadas para atingir o objetivo do movimento: a redução dos acidentes que resultam em feridos e mortos.

Ações com alunos da cidade tiveram início no dia 3 de maio, por meio do Programa Municipal de Educação para o Trânsito, com o lançamento do curso “Trânsito também é coisa de criança – especial Maio Amarelo”, na Escola Municipal de Educação Infantil Tia Mariinha, na Vila Nova Suissa. Aproximadamente, 150 alunos de quatro a cinco anos participarão, semanalmente, de atividades sobre reflexões de trânsito para a formação de cidadãos mais gentis e responsáveis para ocuparem as vias. Outra finalidade desta ação é que estes alunos possam ser agentes multiplicadores da educação para o trânsito dentro dos próprios núcleos familiares.

Já a Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, iniciará, no próximo dia 11, uma jornada de educação para o trânsito com aproximadamente 300 alunos do primeiro e do segundo ano. Trabalhos sobre reflexão com o Movimento Maio Amarelo serão desenvolvidos até setembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Trânsito (25/09).

Outros Destaques

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Colunistas

Otávio Zaia e o livro “Nóis sabe português”

Siga-nos
Destaques
Vereadores autorizam abertura da CEI da Saúde
Prefeito Atila entrega novos leitos no Nardini
Rio Grande sofre com falta de infraestrutura
Revista
Jornal