Ribeirão Pires
Publicado às 9h50 — 3 de junho de 2016
Cidade recebe carreta da mamografia

Durante o mês de junho, moradoras poderão fazer exame gratuitamente pelo programa estadual “Mulheres de Peito”

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região

Carreta Mamografia

A Estância Turística de Ribeirão Pires recebe nesta sexta-feira (03), a Carreta da Mamografia que atenderá na cidade até zerar a fila de espera existente no município. A unidade de atendimento está estacionada na antiga Rodoviária – Rua Cidade de Santos – Centro.

Diferente dos outros anos, não haverá entrega de senha, já que a Central Reguladora de Vagas da Secretaria de Saúde e Higiene está entrando em contato com as mulheres cadastradas que aguardam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mulheres com idade entre 35 e 69 anos poderão fazer o exame que detecta precocemente o câncer de mama. Ao todo serão realizados 50 atendimentos por dia.

Para o secretário de Saúde e Higiene, Gerson Constantino, o serviço facilita o acesso das pacientes ao exame, que hoje é feito em unidades de referência do Estado fora da cidade. “Moradoras da faixa etária priorizada estão sendo incentivadas a realizar a mamografia, que identifica possíveis casos de câncer de mama”, avalia.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. O resultado é entregue em até 48 horas após a realização do exame, na própria carreta.

Caso seja detectada alguma alteração, as pacientes serão encaminhadas pela Secretaria para a realização de biópsia ou outros exames complementares. Se houver sinais de câncer maligno, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para tratamento.

 

Outros Destaques

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Colunistas

Otávio Zaia e o livro “Nóis sabe português”

Siga-nos
Destaques
Vereadores autorizam abertura da CEI da Saúde
Prefeito Atila entrega novos leitos no Nardini
Rio Grande sofre com falta de infraestrutura
Revista
Jornal