Mauá
Publicado às 13h58 — 29 de setembro de 2016
Trabalhos são apresentados em congressos

Participação é considerada essencial para despertar o interesse pela pesquisa científica e para melhorar a qualidade do atendimento ao paciente

Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região

congresso-paulista-de-cirurgia

O Bloco Cirúrgico do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá, junto ao Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral do município, marcou presença em três congressos científicos da área ocorridos entre os meses de agosto e setembro, somando 15 trabalhos apresentados.

O último, o XVIII Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro, foi encerrado no dia 23/09. O evento reuniu profissionais da área, promoveu fóruns de discussão e trouxe palestrantes de universidades e organizações de Saúde de todo o País. Neste encontro, a equipe participou com um trabalho científico exibido em pôster, intitulado “Isquemia mesentérica em caso de uso de varfarina: relato de caso.”

Nos dias 9 e 10 de setembro, a participação dos profissionais foi no Congresso Paulista de Cirurgia 2016, que ocorreu no Centro de Convenções Rebouças, na Capital. Já no mês passado, entre os dias 8 e 13 de agosto, as equipes participaram do 41º Congresso Médico Universitário do ABC (COMUABC), considerado o maior congresso médico-universitário do País, realizado em Santo André e promovido pela graduação da Faculdade de Medicina do ABC.

No Congresso Paulista de Cirurgia, que ocorre a cada dois anos, foram apresentados 14 trabalhos científicos em pôster desenvolvidos pelo Bloco Cirúrgico do hospital. Foi o serviço que mais levou trabalhos para apresentação no Congresso este ano. Esta é a segunda vez que o hospital, junto à Residência Médica, participa deste congresso já consagrado no meio cirúrgico. “A participação nestes eventos é fundamental, pois, é uma das principais ferramentas para se manter atualizado e em sintonia com os mais modernos métodos diagnósticos e de tratamento existentes”, comenta o Dr. Allison Takeo Tsuge, coordenador da Comissão de Residência Médica de Mauá (COREME) e cirurgião geral do Nardini.

Já o COMUABC, organizado pelos alunos, também conta com a participação de vários profissionais do hospital. Em especial, as aulas práticas “hands on”, que tiveram apoio e organização de médicos da unidade como o Dr. Afonso Polimanti, Dr. Rafael Vilhena de Carvalho Fürst e Dr. Allison Takeo Tsuge. Os médicos residentes da Cirurgia Geral de Mauá também participaram como monitores durante o evento. Dentro da prática hands on, foram ministradas aulas e treinamentos em cirurgia endovascular, punções guiadas, cirurgia videolaparoscópica, cirurgias de urgência e emergência, técnicas de sutura de pele e enxertos. Neste evento, que dura uma semana, foram realizados cursos práticos e de imersão, palestras, painéis e apresentações de trabalhos científicos, o que permite aos congressistas se atualizarem com o que há de mais novo em pesquisa e atuação médica.

“Com estas participações, conseguimos despertar nos médicos residentes o interesse científico que os deixam entusiasmados a sempre querer aprender mais e melhor, com os benefícios inegáveis aos verdadeiros alvos, que são as pessoas enfermas. Estimular o aprendizado é diretamente proporcional à melhoria da qualidade do serviço”, finaliza o Dr. Allison.

PRÓXIMOS EVENTOS – Outra área do hospital que terá participação em encontro científico será a equipe de Nutrição, que teve três trabalhos selecionados para o Mega Evento de Nutrição 2016, a ser realizado entre os dias 13 e 15 de outubro no Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca, na Capital.

Outros Destaques

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Colunistas

Curso: O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na prática

Siga-nos
Destaques
Início às obras do Centro de Iniciação ao Esporte
Mauá vacina 90 mil contra a gripe
Mauá recebe inscrições para cursos de qualificação
Revista
Jornal