Educação
Publicado às 10h43 — 18 de novembro de 2016
UFABC fecha escola preparatória em Mauá
Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região

ufabc

A UFABC (Universidade Federal do ABC) anunciou nesta semana que irá encerrar as atividades de sua escola preparatória, localizada em Mauá. Segundo a coordenação da instituição de ensino, a medida foi uma saída encontrada perante ao atual cenário vivido pela universidade, que enfrenta dificuldades orçamentárias,

Inaugurada em 2013, a EPUFABC (Escola Preparatória da UFABC) tornou-se desde então uma opção para alunos de Mauá que desejavam reforçar seus estudos com o objetivo de ingressar em uma instituição de Ensino Superior. A primeira turma de alunos com enfoque no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve 160 estudantes, número que passou para 240 em 2014 e 380 neste ano.

No entanto, com dificuldades financeiras, a UFABC se viu obrigada a encerrar as atividades da unidade. “É com muito pesar que a coordenação da Escola Preparatória vem por meio desta nota informar a interrupção de nossas atividades na cidade de Mauá por tempo indeterminado, por motivos orçamentários que infelizmente fogem ao nosso controle administrativo”, destacou a diretoria da escola preparatória em comunicado divulgado na internet.

O fechamento da unidade praticamente esgota todas as esperanças da região ter mais um campo da universidade. Em 2013, na abertura da EPUFABC, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), disse que a ação representava o primeiro passo para a instalação de um campus na cidade, promessa feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda em 2010.

Embora a universidade relate corte de gastos em seu orçamento, conforme já noticiado pelo Diário, o MEC (Ministério da Educação) destacou ontem que “os valores garantidos para (a universidade em) 2017 serão maiores do que os encontrados pela atual gestão, quando assumiu em maio de 2016”.

O ministério ainda destacou que a decisão de fechar a unidade cabe somente à direção da universidade. “Conforme previsão em lei, as instituições são autônomas administrativamente e financeiramente, cabendo a elas gerir os recursos repassados pelo Ministério da Educação da forma que achar conveniente.”

Segundo a coordenação da EPUFABC, mesmo com o fechamento da unidade, todos os moradores de Mauá “interessados em participar do nosso curso preparatório estão especialmente convidados a se inscrevem para o nosso processo seletivo para o campus de Santo André”.

Por Daniel Macário – Diário do Grande ABC

Outros Destaques

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Colunistas

Curso: O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na prática

Siga-nos
Destaques
391 armas são roubadas do Fórum de Diadema
Festa Junina tem um dos maiores públicos de todos os tempos
Ribeirão Pires está sem radares
Revista
Jornal