Mauá e Região
Publicado às 8h59 — 24 de janeiro de 2017
Região oferece 2.460 vagas no SiSU
Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região

regiao

Juntas, as duas instituições de Ensino Superior federal da região – UFABC (Universidade Federal do ABC) e campus Diadema da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) – oferecem 2.460 vagas no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) do governo federal, cujas inscrições começam hoje. Só poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou da edição de 2016 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

No total, serão ofertadas 238.397 oportunidades em 131 instituições do País, entre universidades federais, institutos federais de Educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais, para o primeiro semestre de 2017. As inscrições seguem até sexta-feira.

O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de Educação Superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. O processo ocorre duas vezes por ano e cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Podem participar desta seleção somente os estudantes que realizaram o Enem 2016 e que não zeraram a redação.

Na página do SiSU (sisu.mec.gov.br) é possível acessar a lista dos cursos oferecidos, das instituições participantes e dos municípios que oferecem as vagas. O resultado da chamada regular sai no dia 30.

UFABC

A UFABC disponibiliza 1.960 vagas em suas duas formações interdisciplinares de ingresso – BC&T (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) e BC&H (Bacharelado em Ciências e Humanidades) –, sendo 1.560 para a primeira opção (1.125 no campus Santo André e 435 em São Bernardo) e 400 para a segunda (campus São Bernardo). Posteriormente, os alunos matriculados na instituição podem optar por outras 24 opções de formação específica.

De acordo com suas políticas afirmativas institucionais e a legislação federal, as vagas da UFABC são ofertadas em três modalidades: 50% para ampla concorrência e 50% para candidatos oriundos de escolas públicas (inclusos os autodeclarados pretos, pardos e indígenas), além de vagas reservadas para pessoas com deficiência.

UNIFESP

Já a Unifesp oferece 2.609 vagas destinadas aos cursos dos seis campi da instituição que aderiram ao SiSU neste ano, sendo 500 na unidade de Diadema. Estão disponíveis 50 vagas para Ciências Ambientais, 150 para Farmácia, 200 para Licenciatura Plena em Ciências, 50 para Química e 50 para Química Industrial.

Os resultados da primeira chamada do SiSU 2017 serão divulgados no dia 30, no site www.unifesp.br/reitoria/vestibular. Os aprovados no processo seletivo deverão realizar a matrícula nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. As chamadas posteriores serão divulgadas, por meio de edital próprio, também no portal.

Por Natália Fernandjes – Diário do Grande ABC

Outros Destaques

Colunistas

AVC em crianças

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Siga-nos
Destaques
Mauá instala iluminação por LED na Avenida João Ramalho
Nova Edição Revista Mauá e Região já disponível
Nova edição Jornal Mauá e Região disponível
Revista
Jornal