Mauá
Publicado às 11h04 — 29 de maio de 2017
Novo diretor do Teatro fala em estreitar laços

Um espaço a divulgação cultural local

Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região

robson

Teatro Municipal de Mauá tem novo diretor Fotografo conhecido na região, Robson Fonseca assumiu como Diretor do Teatro Municipal de Mauá. “O prefeito Atila Jacomussi me designou para acompanhar as obras que foram retomadas, ele tem como projeto dar um espaço próprio para que os artistas tenham condições de mostrar o seu talento. O que considero mais importante no projeto é o fato dele ter como objetivo abrir oportunidades, enfatiza Robson.

Mauá tem pressa. E antes mesmo do Teatro estar pronto, a cultura já vem tendo ações como as Quartas Culturais na Praça 22 de novembro com apresentações de artistas locais além das oficinas culturais.”

De acordo com Robson, é importante também pensar o Teatro Municipal “fora da caixa”. A cultura está nas apresentações de rua, nos bairros, é importante uma parceria com os grupos locais. Ninguém aplaude um prédio, mas é preciso ter uma estrutura física adequada para receber um espetáculo. Isso significa a valorização do artista da casa e sua inserção na comunidade de outra forma. O nosso Teatro Municipal, vai revelar para a cidade talentos que estão escondidos.”

Segundo o diretor, a experiência acumulada como profissional que acompanhou ao longo de 32 anos registrando a vida e o dia de Mauá trouxe um olhar sensível ” sei o que os diversos movimentos e grupos artísticos precisam e esperam do diretor do Teatro. Tenho que abrir as portas para que talentos locais que estão escondidos ganhem visibilidade.

O objetivo é que a relação com as escolas municipais se intensifique. Assim, queremos os alunos participando da vida e do Teatro, cada um dentro das suas possibilidades, fazendo as apresentações, atuando, uma prática de educação das novas gerações para a cultura, que com o tempo será estendida a todas as escolas e cursos.”

Quando percorro os bairros de Mauá encontro artistas que precisam ser conhecidos pela própria comunidade em que estão inseridos. Valorizar a cultura local é também incentivar a historia de uma cidade. Além de registrar imagens do cotidiano mauaense, Robson Fonseca traz na bagagem de quem começou a trabalhar com 12 anos num estúdio no centro de Mauá, o antigo Lico Foto. E a paixão por imagens só aumentou ao longo do tempo, um amor que transformou a vida e o dia dia. No Jornal A voz de Mauá, onde tinha que cobrir as pautas e percorreu a cidade em detalhes. a principal missão é entregar o Teatro pronto para que a cidade possa receber espetáculos. Com experiência em assessoria de imagem cuidou de várias campanhas políticas no ABC, também atuou junto a entidades de classe.

Do contato com os políticos expressivos do ABC leva para o Teatro de Mauá a importância da articulação e relacionamento na administração de eventos. ” É importante ressaltar que Robson é um profissional que conhece a população e tem facilidade em ouvir as demandas do setor artístico.

A cultura esta no nosso dia, é importante ter esse olhar quando se passa pelas ruas, faz uma visita num bairro, encontra um artista na praça. Mauá tem o nordestino, tem o imigrante nipo-brasileiro, o italiano, o mineiro e recentemente os haitianos e os angolanos, ou seja, é uma cidade que tem uma miscigenação e uma diversidade cultural muito rica, é essa multiplicidade de cores que queremos mostrar no Teatro Municipal de Mauá.

Outros Destaques

Colunistas

Otávio Zaia e o livro “Nóis sabe português”

Colunistas

AVC em crianças

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Siga-nos
Destaques
Jornada Pedagógica de Ribeirão reúne 1.200 professores
Mauá discute melhorias na Saúde
Em congresso, PSB Mauá reelege Israel Aleixo
Revista
Jornal