Ribeirão Pires
Publicado às 10h05 — 6 de junho de 2017
Festa de Santo Antônio começa este fim de semana

Tradicional festejo acontece, este ano, entre os dias 10 e 13 de junho, no Mirante Santo Antônio

Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região
festival

Foto: Gabriel Mazzo

No próximo sábado (10) tem início a tradicional Festa de Santo Antônio, na Rua Bela Vista nº 190 – Jd. Mirante. Em sua 41ª edição, o evento religioso e cultural da Estância, foi organizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Com entrada gratuita, este ano a festa traz diversos shows musicais e muitas opções gastronômicas para os visitantes e moradores da Estância Turística.

Durante os quatro dias de festejos, serão realizados shows religiosos, MPB, sertanejo, entre outros. No dia 10 de junho (sábado), a programação tem início às 15 horas, com Missa na Capela. Em seguida a cantora Carol Melo, sobe ao palco com o show de Tributo à Cássia Eller, às 16 horas, seguida pelo grupo Inspirasamba e pelo cantor sertanejo Lucas de França. Encerrando o primeiro dia, a dupla sertaneja Simão Pinheiro e Felipe, sobe ao palco do evento a partir das 21 horas.

A 41ª Festa de Santo Antônio ainda terá programação musical nos dias 11 e 12 de junho (domingo e segunda-feira, respectivamente), com shows de Helen Valens, André Melo e Diego, entre outros. No dia 13 de junho (terça-feira), a Procissão abre a programação religiosa em comemoração ao Dia de Santo Antônio, a partir das 15h30, seguida pela Missa Campal, às 16 horas. Após a missa e encerrando a festa, a partir das 18 horas, sobe ao palco o Padre Juarez de Castro, importante nome no meio musical gospel.

Manutenção
A Secretaria de Infraestrutura Urbana realizou, na última semana, intervenção em todo o redor da Capela de Santo Antônio. Equipes de manutenção realizam capinação, limpeza e pintura do espaço. Além de deixar o local totalmente preparado para os dias de festa, a atividade faz parte do cronograma de ações da pasta que contempla diversos bairros e outros pontos turísticos da cidade.

“Para atender a solicitação de moradores dos bairros mais afastados do Centro, reorganizamos as equipes de manutenção, capinação e limpeza. Nosso objetivo é levar melhorias com o cronograma de ações que já percorre, desde o começo do ano, diversas ruas da cidade”, explicou o secretário de Infraestrutura Urbana, Diogo Manera.

Capela de Santo Antônio
A construção da Capela de Santo Antônio do Mirante foi iniciada em 13 de junho de 1942, num esforço coletivo movido pela Associação Beneficente Amigos de Santo Antônio, entidade constituída majoritariamente por carregadores do pátio ferroviário, que foram impedidos de frequentar a sua igreja primitiva, devido a um desentendimento com o proprietário do terreno. A partir daí, os trabalhadores ferroviários uniram-se para construírem aos poucos o seu templo e preservar assim o culto em homenagem a Santo Antônio. A torre da capela foi concluída apenas na década de 1950. Localizado a 807,4 metros de altitude, o Mirante Santo Antônio é o marco do turismo em Ribeirão Pires e é uma das melhores vistas panorâmicas da cidade e da Represa Billings.

Confira, abaixo, a programação completa da 41ª Festa de Santo Antônio:

10/06/17 – SÁBADO
15h MISSA NA CAPELA
16h CAROL MELO – TRIBUTO A CÁSSIA ELLER
17h INSPIRASAMBA
19h LUCAS DE FRANÇA
21H SIMÃO PINHEIRO E FELIPE

11/06/17 – DOMINGO
15h MISSA NA CAPELA
16h CIFRACLUBS
18h HELEN VÁLENS
20h ANDRÉ MELO E DIEGO

12/06/17 – SEGUNDA
19h MISSA NA CAPELA
20h JACKSTONE

13/06/17 – TERÇA
15h30 PROCISSÃO
16h MISSA CAMPAL
18h PADRE JUAREZ DE CASTRO

Outros Destaques

Colunistas

Literatura, memória nacional e ensino de língua portuguesa

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Siga-nos
Destaques
Paço de Ribeirão é alvo de assalto a caixa eletrônico
Novembro Azul: Mês marca campanha mundial de conscientização
Porcelana Schmidt abre nova loja em Mauá
Revista
Jornal