Mauá e Região
Publicado às 14h21 — 23 de junho de 2017
Grupo Acalanto de Teatro realiza peças em SCS
Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região
Fotos de Jorge Alves - Todos os Direitos Reservados

Fotos de Jorge Alves – Todos os Direitos Reservados

O grupo Acalanto de Teatro, vem realizando no mês de junho o Acalanto Mostra Tudo na cidade de São Caetano do Sul.
Trata-se de uma mostra do repertório do grupo com peças montadas nos últimos quatro anos. Esta é a segunda vez que o grupo faz esta mostra e o objetivo é transforma-la em um evento anual.
O destaque da mostra é seu último espetáculo que será apresentado esta semana, A Ponte, texto de Luciene Guedes que estreou em novembro de 2016 no Teatro Cultura Inglesa em São Paulo dentro do projeto Conexões de Teatro Jovem. (Release completo da peça a baixo).
A Mostra acontece no Espaço Universo Matilde rua Senador Vergueiro 551, São Caetano do Sul, ao lado do Extra da Avenida Goiás.
Ingressos R$ 10,00 e R$ 20,00
Informações grupoacalantodeteatro.blogspot.com.br

O GRUPO
Constituído por jovens de 15 a 20 anos, alunos e ex-alunos que continuam estudando teatro em cursos técnicos e faculdades, teve origem no Colégio Eduardo Gomes em São Caetano do Sul, dentro do Núcleo de Estudos Teatrais coordenado por Dudu Oliveira e Robson Comelli, se firma como grupo no ano de 2014 com a montagem de “Acalanto” de Solange Dias, que teve sua estreia em novembro do mesmo ano, e em 2015 realizou temporada na cidade de São Caetano , além de apresentações em parceria com espaços e grupos independentes de teatro do ABC e São Paulo além de participar do Festival Estudantil Fundação das Artes de S.C.S e do Projeto Potência de Teatro em Pará de Minas em Minas Gerais.
No mês de junho de 2016 realizou sua 1ª Mostra de Repertório chamada de Acalanto Mostra Tudo! Realizada em Santo André no espaço do “Grupo de Teatro Brinquedo Torto” com os espetáculos “Sacra Folia” de Luís Alberto de Abreu, seguido por de “Meu Adulto Favorito? ”, texto escrito por Dib Carneiro, criado especialmente para o projeto CONEXÕES e que teve sua estreia em outubro de 2015 no teatro Cultura Inglesa em Pinheiros e “Acalanto” de Solange Dias.
E no mês de outubro do ano de 2016 realizou a estreia do espetáculo “A Ponte”, obra inédita de Luciene Guedes, também no projeto Conexões.

AS PEÇAS

A Ponte
Dia 23 e 24 de junho
Texto de Luciene Guedes
Espetáculo criado pelo “Grupo Acalanto de Teatro”, especialmente para o “Projeto Conexões” que acontece há dez anos no Brasil, e foi criado originalmente na Inglaterra e ocorre também na Holanda, Portugal, Itália e Reino Unido e que tem como objetivos incentivar, divulgar, apoiar estimular e fomentar o teatro jovem e a sua profunda potência enquanto linguagem cênica e instrumento de reflexão e apropriação artística.
Em uma cidadezinha de algum lugar desconhecido, as pessoas dirigem – se até uma ponte na primavera, para fazer pedidos dos mais variados. Conta a lenda que o pedido se realizará, caso uma misteriosa música seja ouvida. Partindo de muita poesia e beleza, o texto propõe um interessante jogo, abordando de forma intensa sentimentos que permeiam a existência humana.

Sacra Folia
Dia 03 e 04 de junho
Texto de Luís Alberto de Abreu
Texto criado em 1996 especialmente para o projeto Comédia Popular Brasileira criado por Luís Alberto de Abreu e Ednaldo Freire para a Fraternal Companhia de Arte e Malas-artes, Sacra Folia, um típico “Auto Popular” dos representados no ciclo das festas de natal com bailados e cantos. A Sagrada Família, perseguida por Herodes e seus soldados, se perde na fuga para o Egito e acaba chegando ao Brasil. A perseguição continua em solo nacional e a Sagrada Família se vê obrigada a aceitar a ajuda de dois tipos populares, João Teité e Matias Cão, para se livrar de Herodes e retornar à Judéia.

“Acalanto”
Dia 10 e 11 de junho
Texto de Solange Dias
Texto da dramaturga e diretora andreense Solange Dias, que tem diversos prêmios por sua obra dramática entre eles o APCA por a Princesa e a Costureira, além de seu trabalho ser apresentado em todo Brasil e na América Latina.
A peça é inspirada na música de mesmo nome do compositor baiano Elomar Figueira Melo que em toda sua obra, assim como na obra de Ariano Suassuna, fundiu a cultura da idade média com a cultura popular nordestina.
De forma poética, esta fábula para adultos, traz a estória de um rei que não sabia ser pai e uma filha que não sabia ser princesa.
O elenco trabalhou com um rigoroso treinamento de dilatação física, partituras físicas e vocais, criação de tipos e máscaras corpóreas, além de criar todo o figurino e adereços desta obra.

“Meu Adulto Favorito? ”
Dia 17 e 18 de junho
Texto de Dib Carneiro Neto
Espetáculo criado especialmente para o projeto Conexões 2015, que é uma iniciativa do British Council, Cultura Inglesa, Colégio São Luís, Escola Superior de Artes Célia Helena e National Theatre de Londres, com texto inédito escrito por Dib Carneiro Neto, reconhecido dramaturgo e crítico do teatro brasileiro. Trata-se de um projeto que incentiva o teatro feito por jovens e para jovens como ferramenta para a formação humana e cultural, fomentando, por intermédio do trabalho em equipe, a criação de espaços para a reflexão e expressão das questões presentes no jovem de hoje.
A peça trata de seis histórias de jovens que estudam na mesma escola e têm como tarefa escrever uma redação com o título “Meu Adulto Favorito”, e o resultado são desabafos das mais diversas formas.

Outros Destaques

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Siga-nos
Destaques
República Terapêutica infanto-juvenil faz mais um ano
Mauá oferece oficinas culinárias especiais em outubro
Santa Casa de Mauá adere à Campanha Outubro Rosa
Revista
Jornal