Ribeirão Pires
Publicado às 10h42 — 29 de junho de 2017
Pré-conferência de Assistência Social em Ribeirão
Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região
Pre Conferência

Foto: Sandra Artico

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou, na manhã desta quarta-feira (28), a Pré-Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social”, no Centro de Referência do Idoso (CRI). “Trabalhar este tema nos ajuda a fortalecer o papel da assistência social como política pública. A pré-conferência nos permite ampliar a chance de debater o acesso aos serviços, identificar as reais demandas, entre outros pontos positivos”, disse a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), Elza Iwasaki.

Durante o evento os participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a política de assistência social, bem como sobre a finalidade do Sistema Único da Assistência Social. O SUAS organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada às famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

Além disso, o SUAS engloba também a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. Também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social e concedendo certificação às entidades beneficentes, quando é o caso.

O evento foi preparatório para a Conferência Municipal de Assistência Social, que abordará o mesmo tema e será realizada no dia 5 de julho, das 8 horas às 15 horas, na Avenida Francisco Monteiro, 331 – Centro.

Outros Destaques

Colunistas

Literatura, memória nacional e ensino de língua portuguesa

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Siga-nos
Destaques
Paço de Ribeirão é alvo de assalto a caixa eletrônico
Estamos em Manutenção Programada. Retornamos em 2018
Porcelana Schmidt abre nova loja em Mauá
Revista
Jornal