Esportes
Publicado às 9h17 — 9 de outubro de 2017
CBF e Ribeirão lançam projeto social Gol do Brasil

Por meio de convênio entre as instituições, com apoio do WTC, 200 alunos da rede municipal receberão treinamento com metodologia desenvolvida pela Confederação

Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região
Gol do Brasil

Foto: Gabriel Mazzo

Crianças e jovens moradores da Estância Turística de Ribeirão Pires ganharam nesta sexta-feira, dia 6, nova oportunidade para a construção de um futuro melhor. Por meio de convênio firmado junto à Prefeitura, com o apoio do WTC, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através do CBF Social, lançou na cidade o projeto Gol do Brasil, que incentivará e democratizará o acesso à formação esportiva na modalidade futebol.

“Resiliência sintetiza o entendimento do projeto: capacidade de lidar com os problemas, adaptar-se às mudanças e superar as adversidades. Aproveitar que as crianças estão na mais tenra idade e mostrar que o esporte e a educação fazem parte dessa jornada”, declarou o prefeito da cidade, Adler Teixeira – Kiko, durante a cerimônia de lançamento do projeto, realizada no Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo.

“Esse é um grande projeto de responsabilidade social da CBF e do futebol brasileiro”, declarou o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, que justificou o bom desempenho do Governo municipal como critério de escolha de Ribeirão Pires para a implantação do Gol do Brasil. “Buscamos agentes políticos que pudessem interpretar esse sonho. Trazer emoção, sentimento e sua experiência pública para somar ao projeto. Esse poderá ser o transformador da realidade junto à comunidade, em experiência democrática, participativa e pensando no bem comum”, disse.

Serão atendidos pelo Gol do Brasil 200 alunos da rede municipal de ensino que cursam o Fundamental I (1º ao 5º ano). As crianças, com idade entre 6 e 13 anos, são estudantes das escolas Comendador Abdalla Chiedde, Professor Antonio Lacerda Bacellar e Manoel Baptista da Silva, localizadas próximas ao Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo, Vila Gomes, local que sediará as aulas.

Mayer Geovanna, 10 anos, estudante da E.M. Abdalla Chiedde, é uma das alunas que participarão do projeto. “Estou muito animada em fazer parte dessa ação tão importante, pois eu gosto muito de futebol e é uma oportunidade de aprender o sobre o esporte”.

Da mesma unidade escolar, Bruno Henrique da Silva, 10 anos, demonstrou paixão pela modalidade esportiva e novas perspectivas para o futuro. “Assisto todos os jogos da Seleção e faço aulas de futebol na Prefeitura. Acho que com esse projeto irei treinar ainda mais. Quem sabe me tornar um craque da bola”.

O curso esportivo será realizado por profissionais que serão capacitados pela CBF, utilizando metodologia desenvolvida pela Confederação. Foram selecionados a participar da capacitação 60 profissionais e pessoas ligadas ao esporte na cidade. As aulas preparatórias serão realizadas no período de 6 a 8 de outubro, com conteúdo teórico e prático. Ao final da preparação, a CBF irá selecionar até seis pessoas que serão responsáveis pelo desenvolvimento do Gol do Brasil no município, com a supervisão de equipe do CBF Social.

A professora de Educação Física da Prefeitura, Amanda Matias, é uma das profissionais que serão capacitadas. “O projeto é uma oportunidade de atualizarmos nosso currículo e ainda colocar esse conhecimento em prática nas nossas aulas, já que o futebol é uma modalidade apreciada pela maioria dos alunos”, avaliou.

O projeto CBF Social prevê a implementação de sistema que permite aos profissionais envolvidos acompanharem o desempenho dos alunos do Gol do Brasil. Por meio de plataforma digital preparada pela Confederação, serão cadastrados alunos e professores para o monitoramento dos indicadores escolares das crianças, bem como de suas vidas em comunidade e família. A CBF disponibilizará, ainda, cursos de aperfeiçoamento aos professores e acompanhamento das aulas, quer seja presencialmente ou por meio de câmeras instaladas no campo.

Autoridades esportivas e apoiadores do projeto prestigiam lançamento
Além de contar com a presença de parlamentares da cidade e de profissionais que atuam na área da educação e do esporte no município, o lançamento do Gol do Brasil foi prestigiado por importantes figuras do cenário esportivo.

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, acompanhou o evento junto de equipe da Confederação e de representantes de instituições ligadas ao futebol, como Fernando Solleiro, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol.

Mauro Silva, ex-jogador da Seleção e vice-presidente de Integração da FPF, o ex-jogador do Corinthians, Atalia, o diretor do Esporte Clube Corinthians Paulista, Oldano Carvalho, Lilian Bomeny, representante do WTC, e Fernando Costa, presidente da UNIESP, também prestigiaram a atividade.

Feldman e Lilian Bomeny, parceiros da Prefeitura neste projeto, foram homenageados durante a cerimônia de lançamento do Gol do Brasil.

Sobre o Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo:
Para receber o novo projeto Gol do Brasil e outras atividades esportivas já consolidadas no município, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Infraestrutura Urbana e de Esporte e Lazer, revitalizou a estrutura do Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo, situado na Vila Gomes – Parque Aliança.

O local recebeu diversas melhorias, entre as quais a reforma e pintura da arquibancada, revitalização de diversos ambientes do Centro, reforma de vestiários, troca de alambrado e readequação do gramado.

Além de sediar as aulas do Gol do Brasil, o campo de futebol da Vila Gomes recebe durante todo o ano programação esportiva. Entre as atividades, o local recebe partidas do Campeonato Municipal de Futebol Amador – Primeira e Segunda Divisão.

Outros Destaques

Colunistas

Literatura, memória nacional e ensino de língua portuguesa

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Siga-nos
Destaques
Paço de Ribeirão é alvo de assalto a caixa eletrônico
Estamos em Manutenção Programada. Retornamos em 2018
Porcelana Schmidt abre nova loja em Mauá
Revista
Jornal