Mauá
Publicado às 9h08 — 24 de novembro de 2014
Alunos do SESI representarão cidade em torneio estadual

Equipe conquistou uma das quatro vagas no 6º Torneio SESI-SP de Robótica

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região

Alunos Do Sesi

O SESI/SP promoveu dia 4 de novembro, no SESI Osasco, a segunda seletiva do 6º Torneio SESI-SP de Robótica, categoria FIRST® LEGO® League.

A equipe SESI Crazybóticos conquistou uma das cinco vagas em disputa para a fase estadual do torneio que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro em Presidente Epitácio. As 40 melhores equipes do SESI/SP disputarão vagas para a fase do “Brasileiro” e a equipe do SESI Itapark de Mauá estará representando a região.

O tema desta temporada, World Class, propõe aos alunos a busca por soluções que objetivem diferentes formas de aprender e ensinar e para ser bem avaliados também no quesito processo de pesquisa, os alunos da equipe: Bruna Venâncio, Camila Reis, Denis Sousa, Geovanna Lustosa, Heloisa Cunha e Matheus Soares, orientados pela técnica Andréa Santos e a mentora Ana Lúcia,  pesquisaram, conversaram com alunos, professores, especialistas em Educação e descobriram que muitos motivos levam ao desinteresse e a desmotivação dos alunos, e para resolver este problema os alunos criaram o SIA: Sala Interativa de Aprendizagem que tem como foco oferecer aos alunos algo novo dentro do ambiente escolar, objetivando despertar o interesse em aprender, integrando o interagir, o ouvir e o ver, desta forma atender as mais diferentes necessidades do aprender.

Como Funciona: O SIA consiste em um novo espaço, dentro do ambiente escolar, para aprofundar os conhecimentos. Sua infraestrutura contará com quatro ambientes planejados, projetados e preparados com softwares de acordo com o conteúdo a ser estudado. O local contará, ainda, com as tecnologias: Touch Screen, Sensorial (tecnologia Kinect), Tridimensionais com sensações e audiovisual que serão utilizados pedagogicamente. O aluno, por meio das diferentes tecnologias disponíveis, poderá criar “avatares” respeitando diferentes características e desenvolver outras atividades em que poderá ter contato com o conteúdo e vivenciar o conhecimento adquirido em sala de aula

O projeto foi compartilhado com especialista em tecnologias educacionais, alunos, professores e diversos públicos, agradando a todos.

O processo para a realização dos trabalhos culmina nas fases classificatórias do torneio, mas os alunos garantem que aprendem muito durante o tempo que treinam, como trabalhar bem em equipe, apresentar trabalhos em público e a construir e programar robô.

Na seletiva para o estadual os alunos demonstraram garra e determinação e fizeram bonito, inclusive disputando e ganhando a final na mesa robótica. Para levar o nome da equipe e a cidade de Mauá entre as melhores equipes de robótica do Brasil nesta temporada, a equipe está trabalhando muito e torcendo para reviver toda emoção da etapa anterior.

 

Outros Destaques

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Siga-nos
Destaques
República Terapêutica infanto-juvenil faz mais um ano
Mauá terá clube de leitura Leia Mulheres em Outubro
Atila repassa recursos à APASMA
Revista
Jornal