Educação
Publicado às 9h28 — 2 de junho de 2015
Reunião sobre indicadores da Educação no Consórcio

Dados relativos ao combate ao analfabetismo e ao universalização do ensino são alguns dos destaques do Plano Municipal de Educação

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: Evandro Oliveira

Foto: Evandro Oliveira

Ontem (1/6) o prefeito Donisete Braga, a secretária de Educação, Lairce Aguiar, a assessora especial da Educação, Tânia Maria dos Santos Teixeira, a chefe de Gabinete, Jocelen Ramires, e a secretária de Finanças, Ruzibel Sena de Carvalho, participaram de assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal.

Durante o encontro, foram apresentados dados preliminares de estudo sobre indicadores municipais da Educação nas sete cidades da região.  O Grupo de Trabalho (GT) Educação divulgou números que subsidiam os respectivos Planos Municipais de Educação e, futuramente, o Plano Regional de Educação, uma das prioridades do PPA Regional Participativo.

No caso de Mauá, entre os principais destaques figuram o percentual de 97,35% de alfabetizados entre a população com 15 anos ou mais. No ano passado Mauá recebeu reconhecimento do Ministério da Educação como Município Alfabetizador por ter alcançado o índice de 96% de pessoas alfabetizadas, com base no Censo 2010 do IBGE. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está presente em 21 escolas da cidade.

Além disso, no que diz respeito à universalização na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos, a meta foi cumprida. Em relação à creche, já foram criadas cerca de 2,5 mil vagas desde janeiro de 2013. Em Mauá nascem 5,7 mil crianças por ano.

Plano Municipal de Educação – Mauá foi uma das primeira cidades da região a contar com o Plano Municipal de Educação, em 2004. Agora, após uma série de pré-conferências temáticas realizadas ao longo deste último mês de maio, a prefeitura promoveu a V Conferência Municipal de Educação na última sexta (29) e sábado (30) a fim de colher informações para atualizar seu Plano Municipal à luz do Plano Nacional de Educação.

Nos próximos dias o texto será atualizado com base na participação de todos os agentes educacionais envolvidos nos debates e seguirá para aprovação na Câmara Municipal. O documento vai nortear as ações do setor na cidade para os próximos dez anos.

Outros Destaques

Colunistas

Literatura, memória nacional e ensino de língua portuguesa

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Siga-nos
Destaques
Paço de Ribeirão é alvo de assalto a caixa eletrônico
Novembro Azul é capa da Revista Mauá e Região
Porcelana Schmidt abre nova loja em Mauá
Revista
Jornal