Mauá
Publicado às 10h41 — 11 de agosto de 2015
Município insere crianças no programa Hortas Orgânicas

Iniciativa é realizada em 15 escolas com atuação de várias secretarias de governo

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: Evandro Oliveira

Foto: Evandro Oliveira

Com as mãozinhas deliciosamente sujas de terra, crianças de quatro a seis anos de idade se divertem aprendendo a plantar hortaliças em um canteiro localizado no Jardim Guapituba, em Mauá. A imagem de ontem (10) é de alunos da Escola Municipal Samir Auada, uma das quinze inseridas no programa Hortas Orgânicas. O objetivo do programa capitaneado pela Secretaria de Educação é proporcionar imersão didática às crianças habituadas a um mundo urbanizado onde se encontra tudo pronto no mercado mais próximo. Além, obviamente, de estimular hábitos saudáveis, uma vez que não há adição de agrotóxicos no plantio.

“Pelo fato de a terra ser preparada de forma natural, apenas com húmus, a colheita será possível 60 dias após o plantio”, explicou Sivaldo Pereira dos Santos, enquanto ensinava as crianças a encaixar mudas de alface, escarola e almeirão em buraquinhos preparados na terra.

O programa tem suporte das secretarias de Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Trabalho e Renda, além de parceria com a Odebrecht Ambiental e a autarquia SAMA em relação às chamadas hortas suspensas, sustentadas em tubos de PVC. Tais tubos são fornecidos pela concessionária do serviço de coleta e tratamento de esgoto no município. Hortas suspensas estão presentes em três escolas.

As hortas orgânicas contam com diversos tipos de hortaliças, que os alunos aprendem a cultivar desde a germinação da semente até o ponto de colheita. Todas as etapas do projeto são acompanhadas de perto pelos alunos, professores e equipe do projeto.

“Após a colheita, as hortaliças cultivadas pelos alunos são servidas nas refeições que eles têm nas escolas. Além disso, os alunos levam para casa e mostram aos pais”, explica Sandra Chinchio, responsável pelo departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Mauá.

Outros Destaques

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Siga-nos
Destaques
República Terapêutica infanto-juvenil faz mais um ano
Mauá oferece oficinas culinárias especiais em outubro
Santa Casa de Mauá adere à Campanha Outubro Rosa
Revista
Jornal