Mauá
Publicado às 13h55 — 24 de setembro de 2015
Orquestra Dos Violeiros De Mauá

Movidos pela paixão por música, Orquestra Dos Violeiros de Mauá completa 25 anos

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região

Orquestra

Há 25 anos um grupo de amigos violeiros se juntava de maneira despretensiosa no Salão Paroquial Da Igreja De Nossa Senhora Das Vitórias, em Mauá, para ensaiarem músicas sertanejas de raiz.

Cerca de 30 violeiros participaram do primeiro ensaio, em 1990. O pequeno grupo, apoiado pelo Padre Fábio Faria De Oliveira, adotou o nome de ‘Orquestra Dos Violeiros De Mauá’, como são conhecidos até hoje.

Os ensaios aconteciam todas as quintas às noites. Conforme o tempo foi passando, integrantes do grupo comentavam e chamavam amigos de todas as partes da cidade, assim, após alguns meses, os ensaios já contavam com 50 violeiros.

Sem nenhum fim lucrativo, o presidente da associação, Enéias Alves De Souza, conta que todos os participantes estão lá por amor. “O dia em que a gente dividir um real, acabará o grupo” diz ele brincando.

Enéias é o responsável por tocar acordeon na orquestra, que também conta com violões, viola caipira (conhecida também como viola de dez cordas), percussão, além de vozes (1º e 2º). Quem assiste a um espetáculo da Orquestra Dos Violeiros tem a oportunidade de presenciar um verdadeiro resgate à música sertaneja de raiz. O repertório conta grandes sucessos do cancioneiro brasileiro, como ‘Saudade Da Minha Terra’, ‘Menino Da Porteira’, ‘Chico Mineiro’, ‘Asa Branca’, entre muitos outros.

Com dois LP’s e quatro CD’s já lançados, a Orquestra Dos Violeiros De Mauá se apresenta em festas populares, teatros, asilos, hospitais, praças públicas e programas de televisão. Ao longo dos 25 anos de história, foram mais de 1.100 apresentações e mais de 400 integrantes que passaram pela Orquestra. Há cerca de 15 anos, alguns integrantes saíram do grupo para montarem a Orquestra De Violeiros E Berranteiros.

A Orquestra de Violeiros de Mauá se mostrou também um verdadeiro celeiro de novos talentos. Entre os muitos músicos que passaram pela Orquestra está Roger, da dupla Roger & Rogério, que integrou o grupo de violeiros com dez anos de idade, e hoje se tornou um fenômeno da música sertaneja. Atualmente, Roger produz os álbuns dos violeiros e gerencia o website do grupo.

Desde 2007 todo dia dois de Agosto é celebrado o dia do Violeiro de Mauá, e todo ano na data comemorativa a Orquestra se apresenta na Câmara Municipal de Mauá. Outro marco importante aconteceu em 2010, quando o grupo foi tombado como patrimônio imaterial pelo CONDEPHAAT (Conselho De Defesa Do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico E Turístico do Estado De São Paulo).

Para quem se interessou e quer conhecer um pouco mais da história da Orquestra De Violeiros, ver galerias de fotos e comprar os CD’s, pode acessar o site www.violeirosdemaua.com.br ou a página no Facebook, ‘Orquestra De Violeiros De Mauá’. Para contato para shows e apresentações o número de telefone é (11) 4513-2004 ou pelo e-mail contato@violeirosdemaua.com.br.

Outros Destaques

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Siga-nos
Destaques
República Terapêutica infanto-juvenil faz mais um ano
Mauá oferece oficinas culinárias especiais em outubro
Santa Casa de Mauá adere à Campanha Outubro Rosa
Revista
Jornal