Mauá
Publicado às 9h23 — 14 de dezembro de 2015
Parque da Gruta recebe mudas de cinco espécies

Alunos da Escola Estadual Neusa de Fátima M. Bernardi também realizaram monitoramento do rio Tamanduateí pelo projeto Observando os Rios

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Divulgação

Divulgação

A Prefeitura de Mauá, através das secretarias de Meio Ambiente e Educação e em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e a empresa Odebrecht Ambiental, realiza medições mensais em três pontos do rio Tamanduateí, marcando sua participação no projeto “Observando os Rios”.

Na última sexta-feira (11), o monitoramento foi feito juntamente com cerca de 30 alunos da Escola Estadual Neusa de Fátima M. Bernardi no Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia, localizado entre os bairros Jardim Itapeva e Jardim Adelina, local que abriga a nascente do rio. As crianças também aproveitaram a visita e realizaram o plantio de dez mudas de cinco espécies diferentes, que são Ipê Amarelo, Caroba Mogno, Pau D’alho, Ingá e Peroba Rosa.

Para a realização do projeto de monitoramento do rio Tamanduateí, é utilizado um kit de trabalho que possibilita a avaliação dos pontos a partir de um total de 16 parâmetros, incluindo níveis de oxigênio, fósforo, PH, odor, aspectos visuais, entre outros, e classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação, de acordo com a legislação: péssimo, na escala de 14 a 20 pontos, ruim, de 21 a 26 pontos, regular, de 27 a 35 pontos, bom, de 36 a 40 pontos, e ótimo, sempre acima de 40 pontos.

Esta é uma ação que vem sendo aplicada pela Fundação SOS Mata Atlântica e contando com parcerias desde 1991. Os grupos participantes do projeto realizam análises mensais, e os resultados são enviados para a Fundação, que disponibilizará em seu site um mapa com os dados e resultados.  Essas análises também irão compor o relatório anual “Retrato da Qualidade da Água no Brasil”, da Fundação SOS Mata Atlântica.

Outros Destaques

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Siga-nos
Destaques
República Terapêutica infanto-juvenil faz mais um ano
Mauá terá clube de leitura Leia Mulheres em Outubro
Atila repassa recursos à APASMA
Revista
Jornal