Esportes
Publicado às 9h52 — 11 de março de 2016
Prefeitura promove diálogo com a Liga Mauaense

Encontro serviu para colocar em pauta questões que envolvem a área esportiva na cidade

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: Gil Sobrinho

Foto: Gil Sobrinho

O prefeito de Mauá, Donisete Braga, reuniu-se na noite da última quarta-feira (9) com representantes da Liga Mauaense de Futebol e com membros do atual governo. O encontro, sediado no 8º andar do Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, no Centro, teve o intuito de colocar em pauta algumas questões envolvendo o esporte de Mauá e suas diretrizes e reuniu cerca de 80 pessoas.

Donisete enfatizou a importância que os esportes, principalmente o futebol de várzea, têm para a cidade. “Temos trabalhado seriamente para apoiar os esportes e o futebol amador local. Sete campos foram entregues revitalizados no último ano. Recentemente, a Prefeitura em parceria com a Liga Mauaense, diplomou 24 árbitros para atuarem nos jogos da cidade, além de distribuir uniformes, coletes, bolas e redes, entre outras iniciativas”, citou o chefe do Executivo.

O presidente da Liga Mauaense de Futebol, Aparecido Vicente Dias, o Tchaca, destacou que “desde 2013, foram retomadas as competições com crianças e jovens entre 11 e 18 anos após um intervalo de 15 anos, implantada a isenção de pagamento das taxas dos clubes, anuidades e árbitros, resgatada a seleção amadora e promovida a 1ª Festa das Torcidas, que antecede a abertura oficial do campeonato da Liga Mauaense”.

Outro destaque importante mencionado durante o encontro foi a presença de uma ambulância em todos os jogos promovidos pela Liga, garantindo a integridade dos jogadores. A Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Mauá também investe em escolinhas de futebol, que dão às crianças e jovens novas oportunidades e ainda contribui na revelação de talentos. Até o final deste ano está prevista ainda a entrega do primeiro campo distrital com grama sintética de Mauá, na Vila Mercedes, o que valorizará ainda mais o futebol da cidade.

O secretário de Cultura, Esportes e Lazer Erisson Miranda Pessoa lembrou ainda que o Parque da Juventude do Paço Municipal está em fase final de obras, e há projeto para a reforma de importantes espaços esportivos, entre os quais: Ginásio Berenice Rumiko Endo (Vila Assis Brasil), Ginásio Dorival Rezende (Jardim Santa Lídia), Ginásio Prefeito Élio Bernardi (Jardim IV Centenário), Quadra Esportiva da Rua Eugênio Negri (Jardim Zaíra), e Construção do Centro de Iniciação Esportiva (Jardim Paranavaí).

 A Prefeitura também entregou duas academias da saúde (Jardim Kennedy e Jardim Oratório), e duas academias ao ar livre (Jardim Zaíra e Jardim Lisboa). Por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, o governo municipal mantém convênio com oito entidades esportivas em diversas modalidades como ginástica rítmica desportiva, voleibol, basquetebol, Tae Kwon Do, judô e futsal. Mais de 20 mil pessoas são beneficiadas diretamente.

O Futebol Mauaense em números – A Liga Mauaense é considerada uma das maiores entidades de futebol amador do Brasil. São cerca de 320 times, 7,5 mil pessoas envolvidas diretamente entre jogadores e equipe técnica, 50 mil pessoas acompanhando os jogos em média, ao longo do ano. Foram realizadas 800 partidas em 2014 e 900 partidas em 2015. Existem 11 campos de várzea, e 24 árbitros se formaram em 2014 em parceria com a Liga. Além disso, as escolinhas de futebol atendem cerca de 720 alunos.

Outros Destaques

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Siga-nos
Destaques
República Terapêutica infanto-juvenil faz mais um ano
Mauá terá clube de leitura Leia Mulheres em Outubro
Atila repassa recursos à APASMA
Revista
Jornal