Educação
Publicado às 14h59 — 22 de abril de 2016
Prefeitura e UFABC abrem curso gratuito para estudantes

A formação vai apresentar ferramentas para proporcionar mais qualidade de vida e consciência de direitos e deveres por meio de metodologias da Educação Popular

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: Rodrigo Zerneri

Foto: Rodrigo Zerneri

O Polo Universitário da Escola Preparatória da UFABC de Mauá, fruto de parceria entre a Universidade Federal do ABC e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, dá início ao Curso de Formação Popular e Planejamento Territorial no dia 5 de maio. A iniciativa é pioneira, gratuita e voltada a alunos e ex-alunos da Escola Preparatória que vivem em áreas de vulnerabilidade urbana. São 30 vagas, ao todo.

De acordo com o coordenador do projeto, Ricardo de Sousa Moretti, trata-se do primeiro passo, do embrião para a constituição de uma Escola Popular de Planejamento para desenvolver ações em vários locais. “É uma proposta altamente experimental que vai formar multiplicadores para desenvolver atividades em três comunidades: Zaíra, Cerqueira Leite e Oratório”, ressaltou.

Para isso, o curso vai se desdobrar em três frentes: aulas para discussões sobre a ocupação territorial informal, oficinas de leitura com interpretação de textos e dinâmicas junto à população. Os estudantes vão trabalhar seis temas, um por mês. Habitação, saneamento e importância do engajamento em associações e conselhos populares estão entre eles, mas os participantes poderão sugerir outros de relevância para os bairros onde vivem.

Dessa forma, a formação vai apresentar ferramentas para proporcionar mais qualidade de vida e consciência de direitos e deveres por meio de metodologias da Educação Popular. “Havia uma cultura muito forte de sobrevivência no campo, as pessoas conheciam as regras inerentes à vida rural. Com a migração para as cidades, muitos perderam os referenciais e ficaram vulneráveis em lugares com problemas de infraestrutura e mobilidade, daí a missão da universidade em auxiliar esses grupos, de se aproximar deles”, explicou um dos docentes integrantes do projeto, Francisco Comarú.

O Curso de Formação Popular e Planejamento Territorial terá duração de seis meses, vai até outubro. As aulas, semanais, serão ministradas todas as quintas-feiras, das 9h às 12h, no Polo UFABC Mauá, que fica na rua General Osório, 75, no Centro.

Escola Preparatória – A Escola Preparatória da UFABC foi inaugurada em 13 de junho de 2013 e prepara moradores de Mauá, oriundos da educação pública, para as provas do Enem. Começou com 160 alunos, distribuídos em turmas vespertina e noturna; em 2014 foram 240; e em 2015 iniciou oferecendo 320 vagas. Este ano, foram mais 328 vagas.

Outros Destaques

Colunistas

AVC em crianças

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Siga-nos
Destaques
Mauá instala iluminação por LED na Avenida João Ramalho
Nova Edição Revista Mauá e Região já disponível
Nova edição Jornal Mauá e Região disponível
Revista
Jornal