Educação
Publicado às 14h59 — 22 de abril de 2016
Prefeitura e UFABC abrem curso gratuito para estudantes

A formação vai apresentar ferramentas para proporcionar mais qualidade de vida e consciência de direitos e deveres por meio de metodologias da Educação Popular

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: Rodrigo Zerneri

Foto: Rodrigo Zerneri

O Polo Universitário da Escola Preparatória da UFABC de Mauá, fruto de parceria entre a Universidade Federal do ABC e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, dá início ao Curso de Formação Popular e Planejamento Territorial no dia 5 de maio. A iniciativa é pioneira, gratuita e voltada a alunos e ex-alunos da Escola Preparatória que vivem em áreas de vulnerabilidade urbana. São 30 vagas, ao todo.

De acordo com o coordenador do projeto, Ricardo de Sousa Moretti, trata-se do primeiro passo, do embrião para a constituição de uma Escola Popular de Planejamento para desenvolver ações em vários locais. “É uma proposta altamente experimental que vai formar multiplicadores para desenvolver atividades em três comunidades: Zaíra, Cerqueira Leite e Oratório”, ressaltou.

Para isso, o curso vai se desdobrar em três frentes: aulas para discussões sobre a ocupação territorial informal, oficinas de leitura com interpretação de textos e dinâmicas junto à população. Os estudantes vão trabalhar seis temas, um por mês. Habitação, saneamento e importância do engajamento em associações e conselhos populares estão entre eles, mas os participantes poderão sugerir outros de relevância para os bairros onde vivem.

Dessa forma, a formação vai apresentar ferramentas para proporcionar mais qualidade de vida e consciência de direitos e deveres por meio de metodologias da Educação Popular. “Havia uma cultura muito forte de sobrevivência no campo, as pessoas conheciam as regras inerentes à vida rural. Com a migração para as cidades, muitos perderam os referenciais e ficaram vulneráveis em lugares com problemas de infraestrutura e mobilidade, daí a missão da universidade em auxiliar esses grupos, de se aproximar deles”, explicou um dos docentes integrantes do projeto, Francisco Comarú.

O Curso de Formação Popular e Planejamento Territorial terá duração de seis meses, vai até outubro. As aulas, semanais, serão ministradas todas as quintas-feiras, das 9h às 12h, no Polo UFABC Mauá, que fica na rua General Osório, 75, no Centro.

Escola Preparatória – A Escola Preparatória da UFABC foi inaugurada em 13 de junho de 2013 e prepara moradores de Mauá, oriundos da educação pública, para as provas do Enem. Começou com 160 alunos, distribuídos em turmas vespertina e noturna; em 2014 foram 240; e em 2015 iniciou oferecendo 320 vagas. Este ano, foram mais 328 vagas.

Outros Destaques

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Colunistas

Otávio Zaia e o livro “Nóis sabe português”

Siga-nos
Destaques
Vereadores autorizam abertura da CEI da Saúde
Prefeito Atila entrega novos leitos no Nardini
Rio Grande sofre com falta de infraestrutura
Revista
Jornal