Educação
Publicado às 9h36 — 10 de maio de 2016
Defesa Civil aprimora oficinas oferecidas pela UFABC

O programa tem o objetivo de preparar as equipes das sete cidades para a gestão de riscos e desastres

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Foto: Rodrigo Zerneri

Foto: Rodrigo Zerneri

Durante todo o ano de 2015 a equipe da Defesa Civil de Ribeirão Pires participou das Oficinas de Capacitação e Debate oferecidas pela Universidade Federal do ABC junto ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Nestes cursos, cedidos aos servidores das sete cidades da região, foram discutidos diversos temas que ajudaram a compreender melhor os desafios de cada acidente ocorrido no município, além de como proceder diante deles.

As oficinas apresentaram os seguintes temas: Redes de governança para a prevenção de riscos; Geoprocessamento Aplicado à Gestão de Riscos: Fundamentos e Prática; Gerenciamento de Áreas Contaminadas na Região do ABC; Qualificação ambiental e gestão de riscos em Bacias Hidrográficas fortemente afetadas pela urbanização; Informação pública para gestão de riscos; Comportamento Geomecânico dos Solos da Região do Grande ABC; e Regionalização de precipitação em ambientes urbanos. 

O objetivo do programa é contribuir com a construção de políticas públicas regionais de gestão de riscos e desastres no Grande ABC, por meio de suporte técnico, capacitação, documentação e registro do processo de integração regional neste campo, em andamento desde 2012.

A equipe de palestrantes dos cursos é formada por professores e pesquisadores da UFABC, UNIFESP e USP, além de alunos bolsistas e voluntários.

Por fim, foi realizada a Oficina de Resultados e Discussão de Continuidade, que teve como objetivo apresentar os produtos das tarefas-desafios propostas à todos que participaram das sete oficinas e o lançamento da “Câmara Temática Metropolitana para a Gestão de Riscos Ambientais Urbanos”.

“A UFABC tem sido parceira das Defesas Civis na troca de conhecimentos e compartilhamento de dados para a elaboração de um observatório regional das ocorrências típicas às sete cidades. A UFABC entra com o conceito teórico e a Defesa Civil com as práticas, uma parceria que ainda promete muitos frutos”, garante o coordenador da Defesa Civil, Miguel Luis Filho.

Outros Destaques

Colunistas

Otávio Zaia e o livro “Nóis sabe português”

Colunistas

AVC em crianças

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Siga-nos
Destaques
Jornada Pedagógica de Ribeirão reúne 1.200 professores
Mauá discute melhorias na Saúde
Em congresso, PSB Mauá reelege Israel Aleixo
Revista
Jornal