Mauá
Publicado às 11h08 — 14 de junho de 2016
Prefeito vistoria nas obras do pronto-socorro Nardini

Área de Urgência/Emergência da unidade realiza média de 6.000 atendimentos por mês

Por Leonardo Ratti | Portal Mauá e Região
Crédito das fotos: Rodrigo Zerneri

Crédito das fotos: Rodrigo Zerneri

Na última segunda-feira (13) o prefeito Donisete Braga visitou a macrorreforma do pronto-socorro do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e conversou com os engenheiros da obra, trabalhadores e população usuária do serviço. A vistoria foi acompanhada pelo diretor geral da unidade, José Alexandre Buso Weiller. Atualmente os trabalhos estão 32% concluídos e a previsão de entrega é até o fim do ano.

A obra exigiu grande remanejamento de setores do 1º e 2º andar da unidade para que pudesse avançar sem prejudicar a assistência. Todos os consultórios do pronto-socorro foram transferidos para o 2º andar, bem como Área Amarela, Sala Vermelha, Recepção, Soroterapia e Retaguarda. Ainda resta transferir a UTI, Farmácia e Nutrição. Apesar de o espaço ter sido reduzido, os atendimentos do PS registraram salto. Em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado, por exemplo, houve aumento de 32% nos atendimentos de Pediatria (325 para 428), 28% em Cirurgia Geral (2.593 para 3.330) e 23% na Emergência/Choque (1.365 para 1.680).

O esforço da Administração para absorver a alta demanda e manter a qualidade é lembrado pelos próprios usuários. “Infelizmente não é possível fechar o hospital para concluir todas as reformas, mas nas ruas tenho visto que a população compreende os transtornos de uma obra deste porte. É um grande desafio, pois a unidade é enorme, muito antiga e referência para três municípios, por isso pedimos paciência. É preciso trocar desde a parte hidráulica/elétrica até ampliar outras, mas a reforma está bem organizada e o cronograma está dentro do que previmos. Certamente a população ficará satisfeita com o resultado final”, observou o prefeito.

O diretor geral do hospital, José Alexandre Buso Weiller, destaca a colaboração coletiva que os trabalhadores exercem para que os impactos da obra sejam diariamente amenizados. “A compreensão da equipe tem sido fundamental. Não estamos medindo esforços. Apesar de ter mais de 30 anos, a estrutura hospitalar tem resistido a todo processo de reforma sem prejuízos. Os espaços administrativos foram reprimidos com o objetivo de garantir a assistência sem perder a qualidade. Reforçamos nosso compromisso de, muito em breve, oferecermos ambiência modernizada e compatível às necessidades da população e trabalhadores.”

Entre as intervenções estruturais mais recentes feitas na área estão a instalação da tubulação da rede de ar condicionado; instalação da rede de esgoto; colocação de alvenaria na nova Área Verde; execução do contrapiso na cobertura e construção das paredes de alvenaria dos sanitários e vestiários.

Após a conclusão da obra, a nova estrutura do PS contará com Enfermaria de Retaguarda (20 leitos), Área Verde (23 poltronas de observação), Área Amarela (8 macas de observação), Sala Vermelha (7 leitos de urgência), salas de emergência obstétrica, consultório odontológico, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com 10 leitos e áreas de apoio como Nutrição e Farmácia.

O pronto-socorro do Nardini realiza média de 6.000 atendimentos mensais de Urgência/Emergência e atende as especialidades de Ortopedia, Psiquiatria, Cirurgia Geral e Ginecologia Obstetrícia, além de casos referenciados de Pediatria e Clínica Médica. A obra é custeada com investimento de R$ 6,5 milhões do Governo do Estado.

NOVA BRINQUEDOTECA – O prefeito Donisete Braga também aproveitou para conhecer o novo espaço da brinquedoteca da Pediatria do hospital, que foi reformada em parceria com a empresa Suzantur – empresa de ônibus concessionária do transporte público na cidade. A área passa por acabamentos e deve ser liberada para uso dos pacientes mirins nas próximas semanas. A empresa patrocinou o investimento da reforma – de cerca de R$ 29 mil e executada pela equipe de Infraestrutura do hospital – além de ter doado um televisor de 32 polegadas, aparelho de DVD e 36 brinquedos.

Outros Destaques

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Siga-nos
Destaques
República Terapêutica infanto-juvenil faz mais um ano
Mauá terá clube de leitura Leia Mulheres em Outubro
Atila repassa recursos à APASMA
Revista
Jornal