Mauá
Publicado às 9h19 — 16 de fevereiro de 2017
UFABC lança incubadora de projetos
Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região

A UFABC (Universidade Federal do ABC) lançou ontem sua incubadora de base tecnológica, que possui o objetivo de viabilizar projetos de engenharia e invenções, por exemplo. Evento organizado pela Agência de Inovação contou com responsáveis pela gestão do programa, representantes das empresas que vão financiar os projetos como o Senai, Sebrae, Fundação Salvador Arena e o Instituto Samsung.

Há cinco vagas abertas, e a incubação dura quase seis meses, de 3 de abril a 30 de setembro. No primeiro ciclo, a incubadora não será no campus. O local será definido pela empresa responsável pela viabilidade do projeto. Durante o período, o incubado passará por capacitações, auditorias, oficinas e assessorias técnicas dos gestores na própria universidade.

As inscrições podem ser feitas no inovacao.ufabc.edu.br/eventos/eventos-abertos.

A Agência de Inovação sugere que interessados morem na região ou na Grande São Paulo, já que as orientações serão oferecidas em Santo André.

Um dos gestores da incubadora e professor de Economia na UFABC, Alberto Suen, relata que a desindustrialização e a alta do desemprego no Grande ABC fazem com que estudantes se interessem pela criação de algo. “Um dos nossos objetivos é implementar um segundo ciclo que teria início no segundo semestre”. Ao contrário do primeiro, o objetivo da próxima etapa é que a incubadora seja no campus.

Além da UFABC, as prefeituras de Mauá e Santo André também contam com vagas abertas para incubação tecnológica, com dez e seis oportunidades, respectivamente.

Durante o evento de lançamento, o professor doutor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e especialista em empreendedorismo Paulo Lemos palestrou a respeito da falta de projetos desse tipo no País e da importância de empreender antes mesmo do início do ciclo. “Esse movimento não é passageiro, as universidades estão começando a perceber que não se devem concentrar apenas no âmbito tecnológico, mas também na prática da teoria, ou seja, no campo do empreendedorismo, o que é muito importante”.

Por Gabriel Russini – Especial para o Diário

Outros Destaques

Colunistas

A Sociologia dos Trópicos

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Colunistas

Curso: O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na prática

Siga-nos
Destaques
391 armas são roubadas do Fórum de Diadema
Festa Junina tem um dos maiores públicos de todos os tempos
Ribeirão Pires está sem radares
Revista
Jornal