Mauá e Região
Publicado às 9h41 — 20 de março de 2017
Contas das cidades do ABCD estão na mira do TCE

Tribunal escolheu 324 municípios do Estado para fazer visitas quadrimestrais

Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região
prefeitos

Prefeitos do ABCD terão contas fiscalizadas a cada quatro meses. Foto: Tiago Silva

As sete cidades do ABCD estão na mira da fiscalização do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que escolheu 324 municípios para fazer visitas quadrimestrais e avaliar as contas municipais. A relação das cidades foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado). A iniciativa faz parte das metas da Corte para incluir até o ano de 2020 os 644 municípios no novo modelo de fiscalização.

Os municípios que pertencem à Região do ABCD são Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

“Pela nova metodologia, cujo objetivo é contribuir para a fiscalização com foco na efetividade da aplicação do dinheiro público, as informações serão captadas a partir da Divisão de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos de São Paulo, que apontará, após análises de dados cruzados em matriz de risco, os municípios, setores ou contratações que apresentam maior risco”, informou o TCE.

De acordo com o órgão que analisas as administrações municipais, os auditores analisarão ‘in loco’, ao menos três vezes ao ano, os atos de execução orçamentária, financeira e patrimonial de 2017. Pela sistemática anterior os agentes da fiscalização do Tribunal iam até as cidades só no ano seguinte.

“A concomitância na fiscalização tem como principal benefício a oportunidade de correção de rumos na administração ao longo do exercício. A medida tem como efeito direto a melhoria das políticas públicas executadas nos municípios paulistas”, concluiu o TCE.

Por Gislayne Jacinto – ABCD Maior

Outros Destaques

Colunistas

Literatura, memória nacional e ensino de língua portuguesa

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Siga-nos
Destaques
Paço de Ribeirão é alvo de assalto a caixa eletrônico
Novembro Azul: Mês marca campanha mundial de conscientização
Porcelana Schmidt abre nova loja em Mauá
Revista
Jornal