Ribeirão Pires
Publicado às 10h22 — 5 de julho de 2017
Festival do Chocolate faz parte de incentivo ao turismo

Tradicional evento faz parte do Calendário Oficial de Turismo do Estado de São Paulo e é um dos principais atrações culturais e gastronômicas da região

Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região

festival

A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou neste ano agenda de ações para a recuperação do potencial turístico do município, com o objetivo de manter o título de Estância Turística. O 11º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires faz parte da estratégia adotada pelo atual Governo. Este processo, que tem entre os objetivos a recuperação da autoestima da população e a reconstrução da imagem positiva da cidade na região do Grande ABC e para todo o Estado, envolve o resgate de tradições e a valorização dos potenciais e da cultura ribeirãopirense.

O Festival do Chocolate teve início em 2005, ganhou corpo e atraiu olhares de pessoas de diferentes regiões de São Paulo. O evento foi idealizado pela Prefeitura para divulgar o potencial turístico, trazer novos visitantes e valorizar a cidade entre os próprios moradores, criou nova identidade ao município, que passou a ser reconhecido também por sua hospitalidade e pela riqueza gastronômica.

O tradicional Festival do Chocolate de Ribeirão Pires é considerado um dos maiores eventos de cultura e gastronomia da região e do Estado. Inserido ao Calendário Turístico do Estado de São Paulo, conforme LEI nº 13.990 de março de 2010, acontece sempre entre os meses de julho e agosto.

Este ano, a 11ª edição do evento acontecerá em dois finais de semana – 28, 29 e 30 de julho e 04, 05 e 06 de agosto, no Complexo Ayrton Senna (Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jd. Itacolomy).

O evento foi retomado pela atual administração (em 2016, o festival não foi realizado pela antiga gestão da cidade), com a concepção “Um Novo Festival para um Novo Tempo”, em formato mais econômico para o município, mantendo a qualidade gastronômica e cultural oferecida aos visitantes.

“É importante frisar que, apesar dos grandes desafios que estão postos ao prefeito Kiko e a todos nós ribeirãopirenses, devemos investir, com responsabilidade, em ações que fazem parte de uma agenda positiva que, em médio e longo prazo, terão certamente papel determinante no processo de desenvolvimento dos potenciais econômicos de nossa cidade”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ribeirão Pires.

No primeiro fim de semana os shows principais ficam por conta das bandas Inimigos da HP; Ultraje a Rigor e Titãs. Rionegro & Solimões; Ira! e Guilherme e Santiago serão as atrações principais do segundo fim de semana do evento.

Artistas locais também farão parte da programação. Serão cerca de 30 atrações musicais com artistas locais, a serem confirmadas e divulgadas pela organização do evento nos próximos dias.

A entrada para a festa será gratuita. Para entrar nos shows principais será necessário trocar 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) pelo ingresso. Os alimentos arrecadados serão doados ao Fundo Social de Solidariedade, sendo posteriormente encaminhados às famílias carentes cadastradas junto às entidades sociais parceiras da Prefeitura.

Este ano, serão investidos cerca de R$ 700 mil pela administração, destinados à estrutura da festa e aos shows principais. Os chalés de gastronomia e artesanato serão locados pela ACIARP – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires, conforme convênio de cooperação técnica firmado com a Prefeitura, autorizado pela Lei nº 029/2017. O documento estabelece que ficará sob responsabilidade da ACIARP o recebimento das verbas dos patrocínios, aluguéis (após a pré-seleção dos candidatos), bem como estipular os produtos que deverão ser comercializados em cada espaço.

Evento de abertura
No dia 22 de julho (sábado), às 19 horas, na Vila do Doce (Rua Boa Vista s/nº), acontece a abertura oficial do 11º Festival do Chocolate, com apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI São Paulo, sob a regência do maestro João Carlos Martins. O evento é uma realização da FIESP e do SESI São Paulo, com o apoio da Prefeitura.

Corrida e Caminhada
A 1º Choco Run – evento de corrida e caminhada de 5 e 10 quilômetros, acontecerá no dia 06 de agosto, último dia de Festival do Chocolate. Com largada da Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193, Jardim Itacolomy (Complexo Ayrton Senna), o circuito incluirá as principais avenidas da cidade. As inscrições acontecem online, pelo endereço https://sites.minhasinscricoes.com.br/ChocoRun.

Símbolo
Representante oficial da 11ª edição do tradicional Festival do Chocolate, Rafaela Lima, 18 anos, foi escolhida como a Princesa do Chocolate 2017. A Princesa disputou o título com outras nove candidatas, em concurso realizado no início do mês de junho. Durante o reinado, Rafaela é responsável por recepcionar o público do evento, atendendo as famílias e, principalmente, as crianças que comparecem ao festival. Além disso, também representará o evento e o município em importantes feiras de turismo da região e do Estado.

Outros Destaques

Colunistas

Literatura, memória nacional e ensino de língua portuguesa

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Siga-nos
Destaques
Paço de Ribeirão é alvo de assalto a caixa eletrônico
Estamos em Manutenção Programada. Retornamos em 2018
Porcelana Schmidt abre nova loja em Mauá
Revista
Jornal