Mauá
Publicado às 10h37 — 26 de setembro de 2017
Museu de Mauá abre exposição de arte Afro-Brasileira

A mostra está aberta ao público desde sábado (23/9) até 25 de novembro, e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta das 9h às 16h e no sábado das 10h às 15h

Por Vinicius Pinheiro | Portal Mauá e Região
museu

Crédito: divulgação

O Museu Barão de Mauá abre na última sexta-feira (22/9) a exposição Retratos da Ausência: Trajetos de Ancestralidade, que foca suas obras na arte afro-brasileira. São mais de 20 obras, entre quadros, instalações e esculturas da artista mauaense Talita Rocha, que apresentará seus trabalhos pela primeira vez em uma exposição individual. A mostra apresenta estudos e processos criativos desenvolvidos de 2012 até hoje.

A exposição propõe narrativas a partir do confronto das vivências pessoais da artista com a sua ancestralidade, tendo como fio condutor de seus estudos os mitos dos povos Yorubás e sua experiência com a produção artística em argila no Vale do Jequitinhonha-MG, lugar de origem de seus pais, onde buscou o autoconhecimento para contar sua história com base na resistência de sua origem, sua memória e força.

A artista desenvolveu seus trabalhos nas linguagens da escultura, instalação e principalmente na hachura – desenho com linhas próximas a nanquim que remetem as texturas e volumes encontrados no entalhe em madeira das xilogravuras.

A exposição conta com 23 obras no salão central do Museu Barão de Mauá. O espaço tem sido usado para a valorização dos artistas da cidade em uma nova relação com o público, no intuito de recuperar tradições e valorizar a cultura local.

A mostra estará aberta ao público a partir de sábado (23/9) até 25 de novembro, e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta das 9h às 16h e no sábado das 10h às 15h. É possível agendar visitas monitoradas pelos telefones 4519-4011/4519-6456.

Local: Museu Barão de Mauá. Av. Dr. Getúlio Vargas, 276 – Vl. Guarani

Outros Destaques

Colunistas

Entrevista exclusiva com o Prof. Dr. Saulo César Paulino e Silva

Colunistas

Cadê você?, de Tainá Roberta

Colunistas

Prosa de peão, de Jerônimo de Almeida Neto

Siga-nos
Destaques
República Terapêutica infanto-juvenil faz mais um ano
Mauá oferece oficinas culinárias especiais em outubro
Santa Casa de Mauá adere à Campanha Outubro Rosa
Revista
Jornal