Colunistas
Publicado às 10h43 — 2 de junho de 2017
A Sociologia dos Trópicos

A coluna tem a enorme satisfação de apresentar a entrevista com a escritora Iracema M. Régis, autora do recém-lançado livro “A Sociologia dos Trópicos”, entre outras dezenas de títulos.

Por Sérgio Simka | Portal Mauá e Região

simka

Iracema M. Régis nasceu aos 03/07/1952, no Sítio Sapé, município de Limoeiro do Norte (CE). Veio para São Paulo em 1975 e formou-se em jornalismo pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, de São Bernardo do Campo. Iniciou-se na poesia, no conto e depois no ensaio. Passou a escrever resenhas literárias para A Voz de Mauá, Jornal da Manhã (SP), O Boêmio de Matão (SP). Foi membro ativo do Colégio Brasileiro de Poetas, de Mauá, de 1977 a 1985, e presidente deste na gestão 1980/1982.
Atualmente, produz em outros gêneros e conta com 26 títulos publicados. Detém várias premiações ao longo da sua trajetória e cinco dos seus títulos foram contemplados pelo FAC – Fundo de Assistência à Cultura, de Mauá. Participa como agente cultural na região do Grande ABC paulista. É integrante da Academia Popular de Letras, de São Caetano do Sul, do grupo Quatro Dedos de Prosa, de Santo André e do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Fale-nos sobre o seu livro.
Lancei o meu 26º título “A Sociologia dos Trópicos” (Ensaios, Crítica literária e outros textos), pela Giostri Editora, no dia 29/4/2017, na Casa das Rosa (SP), com o apoio do Núcleo de Escritores do Grande ABC. O título vem do artigo que abre a coletânea formada por textos diversos. Todo o material foi escrito desde 1990 aos dias de hoje. A principal característica dos trabalhos aqui inseridos é o registro social, político e cultural, cunhado através dos personagens, costumes e ambientação geográfica, predominando a narrativa (seja na ficção ou na realidade).

Fale-nos sobre os demais livros.
Os demais 25 títulos estão distribuídos entre poesia (incluindo a literatura de cordel) e a prosa desdobrada em contos, crônicas, ensaios, resenhas, crítica, diário, biografia, etc. Destaco Babilônia de Papel/2006, por ser um registro da literatura no ABC paulista; Vida e Obra de Aristides Theodoro (Um perfil quase completo)/2008 – a primeira biografia feita sobre um autor, em vida, aqui na região do grande ABC; Conversa de Botequim (contos)/2008, uma publicação muito bem aceita, em que o crítico literário Dimas Macedo afirmou ser “o meu encontro definitivo com a literatura”. O exótico vira-latas (Conversando com a chuva e outras crônicas)/2016, que mostra, tanto pelo texto, quanto pelas fotos, a minha cidade natal – Limoeiro do Norte (CE); Argamassa (e mais catorze poemas sobre Mauá)/2005 – além de contemplado pelo FAC – Fundo de Assistência à Cultura, de Mauá, engloba uma série de poemas temáticos sobre a Cidade da Porcelana, fruto de oficinas realizadas sob a coordenação de Guilherme Vidotto, diretor de cultura, de 2002 a 2003; A vida nos trilhos (cordel), classificado entre os melhores do 1º Concurso de Cordel -2002-, patrocinado pelo Metrô e CPTM, iniciativa do jornalista e estudioso da cultura popular, Assis Ângelo.

 

1ª. Turnê Literária do Núcleo de Escritores do Grande ABC
No dia 3 de junho (sábado), o Núcleo de Escritores do Grande ABC irá promover a 1ª. Turnê Literária, participando de dois eventos em Santo André.

No primeiro, que começa às 11h, na Livraria Alpharrabio, acontecerá o debate sobre a atualidade da obra do escritor Antonio Possidonio Sampaio (1931-2016), a cargo do poeta Tarso de Melo.

No segundo, às 15h, na Biblioteca Nair Lacerda, haverá o lançamento do livro “O artista é você”, da escritora e arte-educadora Alcidéa Miguel.

O Núcleo de Escritores do Grande ABC, cujos membros, em sua maioria, têm formação universitária, alguns com pós-graduação lato sensu e stricto sensu, e possuem livros publicados, é um grupo que prestigia e participa da cena literária do ABC.

E-mail: nucleodeescritoresdograndeabc@gmail.com

Local: Alpharrabio
Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151

Local: Biblioteca Nair Lacerda
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro

Outros Destaques

Colunistas

Otávio Zaia e o livro “Nóis sabe português”

Colunistas

AVC em crianças

Colunistas

Areia Branca, de Luiz Maritan

Siga-nos
Destaques
Jornada Pedagógica de Ribeirão reúne 1.200 professores
Mauá discute melhorias na Saúde
Em congresso, PSB Mauá reelege Israel Aleixo
Revista
Jornal