Dia D de multivacinação para crianças e adolescentes em Mauá

Dia D de multivacinação para crianças e adolescentes em Mauá

*Imagem meramente ilustrativa, não reproduz a realidade*

Neste sábado, 18 de outubro, Mauá vai ter uma movimentação diferente: é o Dia D de Multivacinação na cidade. Se você tem filhos ou conhece alguém com crianças e adolescentes até 15 anos, já pode anotar na agenda. Todas as 23 UBSs vão funcionar das 8h às 17h só para isso: atualizar a caderneta de vacinação dos pequenos.

A ideia é facilitar a vida da galera que vive naquela correria e acaba esquecendo de colocar as vacinas em dia. E olha, tem muita vacina disponível: BCG, hepatite A e B, penta, poliomielite, rotavírus, pneumocócica, meningocócicas, tríplice viral, febre amarela, covid-19, influenza, HPV… e mais algumas. E o melhor: não precisa marcar horário. Só chegar com os documentos e a carteirinha de vacinação.

Além das vacinas, as UBSs vão aproveitar para oferecer outros serviços super úteis. Vai ter palestra educativa, orientação sobre saúde bucal, dicas para prevenir câncer de mama e colo de útero, coleta de papanicolau, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, e até agendamento para inserção de DIU. Em algumas unidades, rolam atividades para as crianças, atendimento com fisioterapeuta e educador físico, apoio psicológico para adolescentes, varal solidário e até apresentações culturais. É tipo um mutirão de saúde com um clima leve e acolhedor.

A secretária municipal de Saúde, Eliene de Paula Pinto, fez questão de lembrar a importância de manter a vacinação em dia. Ela disse que vacinar é um jeito concreto de cuidar do presente e do futuro das crianças e adolescentes de Mauá. E, cá entre nós, faz todo sentido: ninguém quer ver doenças antigas voltando a assustar, né?

Para quem estiver passando pela região da Praça da Cidadania, entre os jardins Éden e Hélida, vai ter uma estrutura especial funcionando das 10h às 15h. Por lá, qualquer pessoa a partir de seis meses pode tomar a vacina da gripe (influenza) e fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais (a partir de 12 anos). Isso facilita muito para quem tem a vida corrida ou não consegue ir até uma UBS.

Outro destaque legal é a participação do Rotary Club de Mauá, que vai estar na UBS Feital. Eles trazem atividades lúdicas dentro da campanha “End Polio Now” — que, olha só, já ajudou a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças em 122 países, reduzindo quase totalmente os casos de poliomielite no mundo.

A campanha nacional de multivacinação vai até o fim de outubro. Se não der pra ir neste sábado, dá pra aproveitar de segunda a sexta, das 8h às 17h, em qualquer UBS da cidade. Vacinar é de graça, seguro e faz toda diferença para evitar o retorno de doenças que a gente já tinha conseguido controlar como poliomielite e sarampo.